Mercado Municipal Capão Raso realiza Festival da Cultura Japonesa

A cultura japonesa será celebrada no Mercado Municipal Capão Raso (MMCR), em Curitiba, a partir deste sábado (20). O I Festival de Cultura Japonesa, que vai até o dia 28 de novembro, terá comidas e bebidas típicas, oficina de origami, aulas de como cuidar de um bonsai, exposições, shows musicais, apresentação de dança e leitura de haicais, além de concurso de cosplay, fliperamas, arena RPG, que acontecem na semana geek, que faz parte do evento. 

Foto: Divulgação

“O Paraná tem a segunda maior comunidade japonesa no Brasil e a sua influência em Curitiba é visível em todos os cantos, desde as cerejeiras que florescem no inverno e se tornaram cartão-postal da cidade até a gastronomia, que é uma das mais consumidas da capital”, lembra Elias Techy, gestor da área comercial da Urbanização de Curitiba (Urbs), empresa responsável pela administração do mercado.

“O festival foi uma ideia dos lojistas, em parceria com a Urbs, com o objetivo de trazer a cultura e história do Japão para mais perto do curitibano”, completa. Com o festival, a previsão é de um aumento de 40% no fluxo de visitantes do mercado, que recebe cerca de 2 mil pessoas por dia.  

Programação

Neste sábado, o grupo folclórico Nikkei Curitiba apresenta, às 15 horas, a dança tradicional Bon Odori. A abertura oficial do festival acontece às 16h, seguida por um show da banda Polka´s Idea. O Consulado Geral do Japão promove exposição com maquetes de pontos turísticos do Japão, além de trazer informações sobre intercâmbio com o país.

Para os fãs da culinária japonesa, haverá, na praça de alimentação, venda de diversos produtos tradicionais, como sushis, oniguiris (bolinho de arroz recheado e envolto com alga nori crocante), manju e fukashi ( doce japonês com o recheio de feijão).

O haicai, poema curto de origem japonesa com três versos, também vai ter espaço na semana do MMCR. Autor do famoso haicai “Curitiba não nos poupa, ontem tomei sorvete, hoje tomo sopa”, o poeta curitibano Alvaro Posselt participa da programação que terá ainda oficinas, distribuição e varal de haicais, venda de livros.

Todos os dias do festival haverá oficina de origami, arte milenar japonesa que cria a partir de dobraduras de papel figuras como animais e flores. As oficinas terão três temas diários: Dobra e Decora – Natal Encantado (das10h às 11h), Brincadeiras de criança (das14h às 15h) e Pequeno Príncipe (das 16h às 17h). O valor por tema é de R$ 30 e inclui material. Para os fãs de bonsai, haverá workshop e exposição das árvores em miniatura na seção de hortifrúti do mercado de segunda a sábado

Estrutura

O MMCR conta com 89 lojas, oito bancas e quatro quiosques. O mercado permite a integração com o Terminal Capão Raso, que fica ao lado, por meio do cartão-transporte da Urbs. O passageiro que sai do terminal pode fazer compras e retornar ao terminal sem que seja necessário pagar uma nova tarifa dentro de um período de duas horas.

Serviço: I Festival de Cultura Japonesa

Local: Mercado Municipal Capão Raso (Rua Otto Cabel, 51, Novo Mundo)
Data: de sábado (20/11) a 28 de novembro
Horários: segunda a sábado, das 9h às 21h, domingos, das 10h às 19h
A entrada no evento é gratuita
Acesse a programação completa neste link

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.