Quer tomar um tacacá, dançar, curtir e ficar de boa? De origem indígena, o prato típico da Região Amazônica também é servido em pelo menos seis restaurantes Curitiba e Região Metropolitana.
O prato “Tacacá” foi a comida mais pesquisada no Google neste ano. A plataforma divulgou uma retrospectiva com os 10 termos mais buscados no Brasil e o alimento liderou no ranking, ficando na frente de bolo salgado e salpicão de frango. Confira:
- Tacacá;
- Bolo alagado;
- Salpicão de frango;
- Temaki frito;
- Roast beef;
- Zaatar;
- Arroz de cuxá;
- Ovo de Páscoa pistache;
- Pimenta de bode;
- Bolo de ‘côco’ fofinho.
Por volta de outubro deste ano, a frase “Eu vou tomar um tacacá” viralizou nas redes sociais e gerou a produção de diversos memes. O trecho é da música “Voando pro Pará”, da cantora Joelma, lançada em 2016.
Com a repercussão da música, além da alta busca dos usuários no Google, vários vídeos com a canção são publicados nas redes sociais. Em um dos conteúdos, um grupo de amigos de uma escola no Distrito Federal (DF) acumulou mais de 7 milhões de visualizações ao cantar o trecho do hit:
@1993tipografia Você conhece a Joelma ? KKKKKK #joelmacalypso #euvoutomarumtacaca #memesengraçados #memesbrasil #viral ♬ som original – Tipografia
Em outro vídeo, o curitibano Mateus Canesso deu um susto na avó ao colocar a música da Joelma em volume alto para tocar. Ambos tomavam um café da tarde juntos e deram risada após a “surpresa”. A publicação do conteúdo rendeu mais de 860 mil visualizações:
@mateus.canesso meu passatempo é dar uns sustinhos na minha vó #scare #prank #tacaca #euvoutomarumtacaca #fy #susto ♬ som original – Mateus Canesso
A música, composta por Chrystian Ima, Isac Maraial e Valter Serrari, ficou conhecida em todo o Brasil e despertou a curiosidade de quem não conhece o prato. Em Curitiba e Região Metropolitana, pelo menos seis restaurantes vendem o famoso tacacá e confirmam que as vendas da iguaria aumentaram devido a repercussão deste ano.
Confira onde experimentar tacacá em Curitiba e região
- Ver-O-Peso da Amazônia: Rua da Paz, 665 – loja 1 – Alto da XV, Curitiba;
- Paráfood: Rua Lea Moreira de Souza Moura, 404 – Cidade Industrial de Curitiba, Curitiba;
- Made In Pará: Rua Índia, 426 – Cajuru, Curitiba;
- Tacacá nadjanara: Rua Laura Lopes Latuf, 1007 – Cruzeiro, São José dos Pinhais;
- Mukeka Cozinha Brasileira: Rua Machado de Assis, 417 – Juvevê, Curitiba;
- Point Paraense: Avenida dos Pinheirais, 1257 – Capela Velha, Araucária.
Mas afinal, além da canção da Joelma e dos memes, o que é o tacacá? O prato é de origem indígena e representa um prato típico da Região Amazônica amplamente apreciado em diversas localidades do Norte do Brasil. Por mais que seja próprio do Pará, ele pode ser apreciado em todas as estações e cidades do país.
Veja também:
- Paul McCartney faz show inesquecível de quase 3h em Curitiba
- Confira os valores dos ingressos do Curitiba Country Festival 2024
A preparação envolve um caldo amarelado conhecido como tucupi, que é colocado sobre uma goma de mandioca. Esta combinação é servida com jambu, uma erva amazônica que induz uma sensação de dormência na boca, e camarão seco.
O prato é apresentado em cuias, sendo servido quente e temperado com pimenta. Tanto o tucupi quanto a goma são derivados da massa ralada da mandioca, resultando em um líquido leitoso-amarelado após a prensagem para fazer farinha. Após deixado em repouso, a goma fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior.