Grupo ‘Nós de Teatro’ divulga podcast “Histórias do Deserto da Memória”

O Grupo Nós de Teatro está divulgando, desde o dia 22 de março, a série de podcasts “Histórias do Deserto da Memória”. A obra é composta por oito histórias publicadas às segundas e quintas-feiras nos perfis do coletivo nas redes sociais. Três episódios já podem ser acessados na conta do projeto no YouTube (clique aqui). Nesta quinta-feira (1º), às 18h, o link para o quarto áudio da iniciativa será disponibilizado nos perfis do grupo no Facebook e Instagram.

Divulgação

Com entre cinco e onze minutos de duração, os podcasts são baseados no universo imaginário de um espetáculo anterior do grupo, “O Deserto da Memória”, que foi apresentado em 2019. As histórias que compõem o projeto constroem a imagem de um deserto fantástico, místico e onírico, cujas areias têm o poder de lembrar e se esquecer de acontecimentos e personagens, como se fosse uma pessoa viva.

Tomando como referência elementos da história e da cultura da América Latina, as narrativas abordam temas como guerra, autoritarismo, fantasia, imaginação, fraternidade e sobretudo memória. Entre as personagens da série, estão uma velha que procura uma pessoa do passado, um guerrilheiro falastrão, uma moça feita de água, um menino que rouba estrelas, uma menina que desenterra memórias, e duas constelações rivais que deixaram os céus para poder guerrear entre si na Terra.

Segundo a produtora do Grupo Nós de Teatro, Heloísa Goulart, a criação do podcast foi uma resposta à pandemia de Covid-19, já que o coletivo precisou interromper suas apresentações presenciais e necessitava de uma alternativa.

Goulart explicou que a dramaturgia das peças foi adaptada ao novo formato e que a produção dos episódios alternou gravações feitas individualmente, pelos atores, com a finalização em estúdio. “É uma série adequada a todas as faixas etárias, em que as narrativas percorrem o imaginário dos ouvintes. A contação é acompanhada por vários estímulos sonoros e orais, e lembra as histórias contadas pelos nossos avós ou outras pessoas próximas”, disse.

O projeto recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

Grupo Nós de Teatro

Em atividade há seis anos, o Grupo Nós de Teatro é formado pelos atores José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla, que também atuam como dramaturgos, iluminadores e gestores culturais da iniciativa. Em cada projeto, o grupo trabalha com profissionais convidados.

Originária de Londrina, a companhia investiga processos de criação dramatúrgica com base no trabalho dos atores em sala de ensaio. Entre os temas trabalhados pelo projeto, estão ideias como memória, fantasia, imaginação, saudades e, sobretudo, encontro. Suas pesquisas exploram elementos como a investigação do aspecto sonoro da ação, por meio de cantos, textos e improvisações; a intervenção no espaço por meio do treinamento e da ação; e as relações criadas e fixadas pelos atuantes por meio de interações físicas.

Ficha técnica:

Interpretação e dramaturgia: José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla

Produção: Loh Goulart

Assistente de produção: Gabriel Goulart

Mixagem de som e escuta crítica: Gabriel Kruczeveski

Projeto gráfico: Lasca

Informações da assessoria de imprensa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.