Histórias pra Bia dormir: Oficina on-line gratuita ensina a arte de contar histórias

Mais do que um orador, um contador de histórias também é um artista. Para ensinar mais sobre essa arte, a Boreal Produções, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, realizará a oficina on-line “Histórias pra Bia dormir – Especial Monteiro Lobato”, entre os dias 23 e 26 de maio, sempre das 19h às 22h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo whatsapp (41) 99918-1812.

Foto: Divulgação

“O objetivo é despertar, estimular, dar vida, voz e força para o contador de histórias que todos temos em nós. É criar um espaço onde cada participante tenha ferramentas e autonomia para buscar suas histórias, seus desejos, sua forma de se expressar”, explica Thyane Antunes, atriz da Boreal Produções que ministrará as aulas e é criadora do Canal do YouTube “Histórias para Bia Dormir” (https://www.youtube.com/channel/UCvbgnqs0tHXZIHI3oHX8s1Q).

Voltada a qualquer pessoa com mais de 15 anos que deseja aprender ou se aprimorar como contador de histórias, a oficina abordará a construção de repertório e como utilizar a contação de histórias de variadas formas, além de atividades focadas em autoconhecimento e autoconfiança. Embora seja um especial sobre a obra Monteiro Lobato, Thyane Antunes revela que também serão realizadas “troca de figurinhas”, com sugestões de livro, autores e histórias. “O foco principal é dar instrumentos para que os participantes busquem o que lhes inspira e, nesse caso, histórias autorais também serão muito incentivadas”, afirma.

Outro assunto das aulas serão as diferenças da contação de histórias nos formatos presencial e on-line. “O mundo todo precisou se adaptar a esse novo modo de fazer as coisas, a arte de contar histórias também encontrou seu lugar no formato on-line e eu diria que o desafio inicial foi compreender que são coisas diferentes: contar histórias on-line e presencialmente, cada forma tem seus desafios e suas maravilhas próprias”, observa a atriz.

No início da pandemia, Thyane Antunes criou o canal do YouTube “Histórias pra Bia dormir”, que ganhou esse nome em homenagem a sua sobrinha. “Como tudo estava migrando para o universo on-line, eu pensei que poderia ser uma oportunidade de fazer a minha parte pelo mundo naquele momento em que eu sabia que muitos professores, pais e familiares estavam com dificuldade de encontrar material para entreter e ensinar as crianças”, conta, lembrando ainda que também há vídeos de contações de histórias para adultos.

O canal terá uma segunda temporada de vídeos sobre Monteiro Lobato, produzidos com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba. Serão cinco episódios baseados no livro O Saci. “Vai ter música especial para cada episódio e, claro, também vamos falar um pouco sobre o autor para que os espectadores que ainda não conhecem o Monteiro Lobato possam conhecer e entender a importância desse autor para o nosso país”, considera a atriz.

Contação de histórias e literatura paranaense

A literatura infantil paranaense também estará em evidência em outra atividade promovida pela Boreal Produções. No dia 10 de junho, às 20h, acontecerá uma live com a escritora Glória Kirinus no Instagram @thyaneantunes.

“A Glória vai contar algumas das muitas histórias que ela tem no meio da literatura, como contadora de histórias, palestrante, escritora e também vamos falar sobre o período de pandemia, como foi escrever nesse período, sobre o que ela escreveu, o que ela leu, e o que tudo isso mudou nela enquanto artista”, revela Thyane Antunes.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.