Indicado ao Oscar, “Do Not Split” ilustra liberdades cada vez menores de Hong Kong, diz diretor

Por Aleksander Solum

Foto de arquivo de 2019 do cineasta norueguês Anders Hammer, diretor do documentário "Do Not Split", durante protesto em Hong Kong

HONG KONG (Reuters) – A decisão de Hong Kong de não transmitir o Oscar deste ano só atraiu mais atenção global à sua luta pela democracia, disse o diretor de “Do Not Split”, documentário sobre os protestos de 2019 na cidade que concorre na premiação cinematográfica.

A emissora aberta TVB, que exibe o Oscar desde 1969, disse que não transmitirá a cerimônia deste ano por motivos comerciais.

A decisão do canal aumentou as preocupações com a redução de liberdade em Hong Kong, que tem adotado um caminho autoritário desde que a China impôs uma lei de segurança nacional abrangente no ano passado em reação às manifestações muitas vezes violentas de 2019.

O cineasta norueguês Anders Hammer disse à Reuters em uma entrevista que acredita que a decisão teve motivação política, mas que ajuda a atrair ainda mais atenção global a Hong Kong –o objetivo principal de seu documentário, para começo de conversa.

“É triste que o Oscar esteja sendo censurado em Hong Kong de modo que as pessoas não possam vê-lo, como fizeram durante 52 anos na TV normal”, disse Hammer em uma videochamada de Oslo, onde estará durante a premiação por causa da pandemia.

“De certa forma, nosso documentário se tornou parte da história contada no filme, que é como o espaço para a liberdade de expressão e de imprensa e outros direitos democráticos básicos está desaparecendo em Hong Kong.”

Em um email de resposta a perguntas, a TVB disse que “foi uma decisão puramente comercial” não transmitir o Oscar neste ano e não quis fazer outros comentários.

O governo de Hong Kong não respondeu a um pedido de comentário. O Oscar ainda poderá ser visto em Hong Kong pela internet.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.