Último trabalho de Jô Soares no teatro está no Festival de Curitiba

Espetáculo “Gaslight – Uma Relação Tóxica” dirigido pelo genial
humorista é seu último trabalho no Teatro

“O teatro é como um trapézio sem rede“. Assim Jô Soares (1938-2022) resumiu ao ator Giovani Tozi o ofício que os unia. Ambos tiveram a ideia de montar “Gaslight – Uma Relação Tóxica” assistindo ao filme “A Meia Luz”, de 1944, no cinema particular do diretor. A peça teatral, que estará no Festival de Curitiba, é o último trabalho do humorista.

Foto: Priscila Prade

O texto original é um blockbuster da Broadway escrito por Patrick Hamilton em 1938. O título pode ser traduzido como manipulação, abuso emocional e violência psicológica. 

Ano passado, o dicionário Merriam-Webster elegeu gaslighting como “palavra do ano”. “Eu não conhecia o termo, mas o Jô, aos 80 anos, estava conectado e notou que era um tema contemporâneo importante”, disse Tozi.

Despedida gloriosa

foi artista múltiplo com carreira notável na televisão, literatura e cinema, mas nunca escondeu que o teatro era sua paixão. Contracenou com Cacilda Becker, montou Shakespeare e Nélson Rodrigues e escreveu e dirigiu dezenas de peças.

Sua passagem anterior no Festival de Curitiba foi ruidosa. Em 2009, dirigiu “A Cabra ou Quem é Sylvia?”, de Edward Albee, com José Wilker e Denise Del Vecchio. A peça chocou e fez rir com a história do homem bem-sucedido cujo casamento sucumbe ao se apaixonar por uma cabra. 

Quando foi levado ao hospital em agosto de 2022, Jô Soares participava ativamente dos ensaios e pesquisas de “Gaslight”. O grande artista morreu trabalhando, uma despedida gloriosa alguém da sua dimensão na arte brasileira. O espetáculo estará na Mostra Lucia Camargo, no Festival de Curitiba, nos dias 5 e 6 de abril, no Teatro Guaíra.

Para Tozi, “Gaslight – Uma Relação Tóxica” é a chance de ver seu trabalho vivo. “O público vai ver que tem muito do Soares na peça, além de uma explícita homenagem que só quem assistir vai entender“.

Veja também:

Sala Jô Soares

Jô Soares é a inspiração do projeto que a designer de interiores Jordana Fraga criou para a antiga suíte presidencial do Hotel Mabu Business, o QG do Festival. A sala Jô Soares será o espaço de encontro da imprensa e formadores de opinião com os artistas do festival, no último andar do prédio, com vista ao Teatro Guaíra e ao prédio histórico da UFPR.

Serviço:

  • Gaslight – Uma Relação Tóxica
  • Mostra Lucia Camargo – Festival de Curitiba
  • Data e Horário: 5 e 6 de abril às 20h30.
  • Local: Teatro Guaíra (Guairão) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro
  • Classificação: 12.
  • Duração: 90′
  • Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e no Shopping Mueller (Piso L3).
  • Valores: R$ 80 e R$ 40 (meia)
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.