Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

5 dicas para evitar otites no verão

(Foto: Shutterstock) - 5 dicas para evitar otites no verão
(Foto: Shutterstock)

Com o verão, aumentam também as preocupações com otites, inflamações no ouvido causadas por bactérias, vírus, alergias ou infecções. A otorrinolaringologista Adriana Kosma dá dicas de como prevenir esse problema, que pode causar consequências irreversíveis:

Limpar adequadamente os ouvidos

A limpeza adequada deve ser feita com um tecido macio, apenas na parte externa do ouvido. Para evitar qualquer tipo de dano ao canal auditivo, o recomendado é evitar o uso de hastes flexíveis.

Não frequentar águas impróprias para banho

As chances de contato com águas contaminadas aumentam no verão, assim como os casos de otites. As bactérias alojadas em ambientes poluídos podem causar as infecções, que são mais recorrentes nas crianças, mas podem atingir pessoas de todas as idades.

Quem tem tímpano perfurado não pode molhar o ouvido

Pessoas que já têm o tímpano perfurado não devem molhar o ouvido, assim como portadores de otites crônicas. Em mergulhos, piscinas ou qualquer situação em que a água entre em contato com os ouvidos, é essencial a utilização de protetores auriculares apropriados.

Fique atento aos sintomas

Dores constantes nos ouvidos, sensação de entupimento, zumbido e perda ou diminuição da capacidade auditiva podem ser sinais de infecção. Com a presença de sintomas como esses, é recomendável evitar o contato da água com a região, tomando cuidados específicos em piscinas, mares e até mesmo na hora do banho.

Procure um especialista

Quando não tratada, a otite pode causar infecções graves e, até, acarretar na perda irreversível da audição. Por isso, é fundamental procurar um especialista para definir o melhor tratamento para cada caso.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo