Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Como aproveitar o verão para começar a ensinar seus filhos sobre dinheiro

- Como aproveitar o verão para ensinar seus filhos sobre dinheiro

Você já parou para pensar o quanto o comportamento dos seus pais em relação ao dinheiro influencia o seu próprio jeito de lidar com a grana? Pois é, a família é o primeiro lugar onde a gente aprende o que é o dinheiro, de onde ele vem, como deve ser usado. Por isso, falar sobre dinheiro com as crianças e adolescentes é super importante! Que tal aproveitar o verão e as férias para começar essa conversa?

Com os que são muito pequenos, um jeito leve de abordar o tema é através das histórias. Algumas das mais clássicas ajudam a iniciar o bate-papo, mesmo que de maneira indireta. Vale adotar livrinhos, contar de cabeça ou ir recontando junto! A Cigarra e a Formiga e Os Três Porquinhos são exemplos quase todo mundo conhece. O melhor? Fazer perguntas e deixar a criança explorar possíveis interpretações sobre o comportamento dos personagens. E nem precisa ter tido aulas de matemática para começar essa conversa!

Com os adolescentes, a atividade pode ser mais séria e desafiadora. Diego da Rocha, especialista em Gestão Financeira do Woop Sicredi, sugere envolvê-los desde o início do planejamento das férias: "Um exercício legal seria eles projetarem quanto vão precisar de dinheiro para férias: quanto vão gastar com comida, com festas, se vão em algum parque. Seria interessante planejar junto e, depois, ir acompanhando o quanto é gasto".

Uma lição importante é que eles entendam o quanto é poderoso aprender a guardar dinheiro: se quiserem pagar por alguma atividade ou produto de valor mais alto, podem ir guardando parte da mesada ao longo das semanas ou meses. Planejar, afinal de contas, é um dos comportamentos mais saudáveis em relação ao uso do dinheiro.

Enquanto ensina aos pequenos, o bom é refletir sobre seu próprio jeito de lidar com dinheiro, já que normalmente o que a gente faz serve de exemplo - muito mais do que aquilo que é falado, certo? Se você mesmo está planejando lidar melhor com a sua grana, experimente o Woop Sicredi, uma conta digital que faz a diferença para você e também para a sua região. Baixe o app e comece agora mesmo a usar sua conta do bem!

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo