Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Litoral: Águas continuam, em sua maioria, próprias para banho

(Foto: Colaboração Agência Estadual de Notícias) - Litoral: Águas continuam próprias para banho
(Foto: Colaboração Agência Estadual de Notícias)

O quarto boletim de balneabilidade da temporada de verão 2019 foi divulgado na manhã desta sexta-feira (11) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). E a notícia continua boa para os veranistas que curtem o Litoral do Paraná: a maioria dos 49 pontos monitorados na região seguem próprios para banho.

São 13 pontos monitorados em Guaratuba; 14 em Matinhos; 11 em Pontal do Paraná; seis na Ilha do Mel; três em Morretes e dois em Antonina. O único local impróprio é a Ponta da Pita, em Antonina, onde existe o acúmulo de esgoto por conta de ser uma praia tranquila, sem ondas e correntes marítimas.

O boletim também aponta 10 rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente da época do ano. “Estes pontos se tornam impróprios por conta do lançamento clandestino de esgoto sanitário”, afirma a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle da Poluição do IAP, Ivonete Coelho da Silva Chaves.

Sinalização

O veranista pode se orientar de acordo com as bandeiras na orla das praias, nos rios e nos reservatórios, que indicam se os locais estão próprios ou impróprios para banho. As bandeiras são alteradas pelos bombeiros toda sexta-feira, no período da manhã, se for necessário.

A sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira. A cor vermelha indica que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Os boletins são divulgados todas as sextas-feiras, durante a temporada de verão e podem ser acessados pela população nos sites do IAP e da Operação Verão

Colaboração Agência Estadual de Notícias

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo