Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Praias limpas, segurança e lazer marcam primeiro mês da temporada

(Foto: Divulgação/AEN) - Praias limpas, segurança e lazer marcam primeiro mês da temporada
(Foto: Divulgação/AEN)

A temporada de verão no Litoral do Paraná fechou os primeiros 30 dias e os serviços do Governo do Estado proporcionaram mais segurança, praias limpas, lazer e serviços gratuitos ao veranista. O balanço divulgado nesta terça-feira (22) aponta que houve redução nos crimes de furto (-6,4% %), de roubo (-41,1%) e de mortes violentas (7,7%).

A Sanepar retirou 321 toneladas de lixo das praias. A empresa produziu mais de 2,2 bilhões de metros cúbicos de água para atender a demanda da população. 

Os dados foram divulgados em entrevista à imprensa no auditório do Sesc Caiobá, em Matinhos. Participaram o coordenador da Operação Verão Paraná 2018/2019 e comandante do 6° Comando Regional da PM, coronel Valterlei Mattos de Souza, representantes das secretarias de Estado, autarquias e órgãos estaduais envolvidos na Operação Verão.

“O balanço é extremamente positivo, com integração entre os órgãos, o que se reflete na melhor prestação de serviço ao cidadão que busca o nosso Litoral neste período. O investimento do Governo do Estado trouxe mais segurança, serviços e diversão à comunidade e isso pode ser comprovado com os índices”, avaliou o coronel.

Números - Na área da segurança pública foram lavrados pela Polícia Militar 1.135 Termos Circunstanciados (TC), 24,8% a mais que no mesmo período da temporada passada (909). Somente nas situações de perturbação de sossego foram feitos 237 documentos - 3,9% a mais que o registrado no ano passado (228).

A área de polícia judiciária registrou aumento de 25,4% nos procedimentos instaurados (de 2.145 para 2.690 no mesmo período). Também houve um acréscimo no número de prisões (318), com um salto de 40% a mais que na temporada anterior, quando houve 240 prisões.

“Tivemos um aumento no número de procedimentos, em especial os referentes à violência doméstica. Nossos resultados são fruto do trabalho policial integrado à comunidade”, apontou o coordenador operacional da Operação Verão pela Polícia Civil, delegado Miguel Stadler.

Nas rodovias estaduais do Litoral houve aumento de 17,9% nos acidentes (de 67 para 79), nos primeiros 30 dias da Operação Verão, se comparado com o mesmo período anterior. Neste ano houve duas mortes (ambas por atropelamento na PR- 508). Na temporada anterior não houve óbito.

O trabalho de fiscalização das equipes rodoviárias culminou no aumento de 102,8% de veículos retidos (de 106 para 215) e por outro lado na queda de 12,2% no número de imagens por radar (de 8161 para 7161).

Resgates e remoções

Os resgates e remoções aeromédicas feitas pela tripulação do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) salvaram 25 pessoas. Foram mais de 63 horas de voo em todo o Litoral, prestando apoio às ocorrências do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. A base da aeronave fica em Guaratuba e a atuação é em todo o Litoral e região de Serra do Mar.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez fez mais de 70 mil advertências e orientações. Salvando centenas de vidas e evitando que incidentes ocorressem.

Saúde

No Hospital Regional do Litoral e no Hospital Lucy R. de M. e Silva foram feitos 699 atendimentos ambulatoriais, além de 3.760 atendimentos de pronto socorro (urgência e emergência). As ações de Vigilância Sanitária, que compreendem os testes rápidos (HIV, Hepatite e Sífilis) nas tendas fixas de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná contabilizaram 9.686 atendimentos.

Meio Ambiente

As equipes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) atenderam 28 denúncias de crimes ambientais, além de fazerem 67 fiscalizações de restinga, outras nove de fauna e flora, bem como apreenderam redes de pesca e materiais de pesca predatória.

Também foram divulgados boletins de balneabilidade das praias. A qualidade das águas paranaenses para banho é o destaque, pois dos 49 pontos analisados constantemente pelos técnicos, apenas dois estão impróprios para banho (eram quatro no período da temporada anterior).

O IAP tem promovido a fiscalização na parte de restinga, da fauna, flora e foi constatado um número grande de veranistas ainda utilizando nas áreas de restinga como estacionamento de veículo. Eles foram orientados e advertidos”, disse o coordenador de fiscalização pleo IAP na Operação Verão, Paulo Kurzlop.

O IAP também trabalha em conjunto com o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde, que abordou mais de 2,3 mil pessoas e 863 estabelecimentos comerciais no período.

Foram lavrados ainda 41 Termos Circunstanciados, menos que no ano passado, quando foram 54 (-24,07%). As equipes policiais apreenderam ainda 732 caranguejos íntegros e 1.376 unidades de palmito in natura. Foram atendidas 35 ocorrências de flora e outras 23 de pesca desde o início da operação até agora.

Copel

Mais de 9 mil pessoas foram atendidas nas agências de todo o Litoral, com mais de 6,4 mil serviços comerciais e 3,3 mil atividades emergenciais feitos. “A Copel inovou o setor de distribuição de energia elétrica, temos duas estações, Caiobá e outra em Guaratuba, emprestando patinetes e bicicletas elétricas”, explicou o gerente da agência de Matinhos, Giulliano Casagrande. “Nosso objetivo foi trazer a mobilidade elétrica, esses contêineres funcionam com a própria energia produzida com as placas fotovoltaicas”, explicou.

Esporte

Nos quatro postos fixos nos balneários de Praia de Leste, Shangrilá, Ipanema e Pontal do Sul, além da equipe itinerante em Guaratuba, a Superintendência do Esporte atendeu 52.187 pessoas com atividades lúdicas, muitas atrações esportivas e diversão para todas as idades. “A novidade é que atuaremos até o Carnaval. Nossas ações trazem o veranista à praia e temos uma forte parceira com outros órgãos estaduais”, disse Marcia Simioni, coordenadora das atividades na Operação Verão nesta área.

Informações AEN

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo