Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Coisas que todo ator deve saber sobre si mesmo

- Coisas que todo ator deve saber sobre si mesmo

Ser ator é estar em uma profissão onde deve ser levada em conta certa dose de sorte e de acaso para conseguir espaço no mercado. Porém, um bom preparo técnico e qualificação podem definir muito sobre sua carreira e trajetória.

Quando se fala em preparação, muito se pensa a respeito de formas de se chegar a um personagem ou papel. No entanto, o trabalho de solidificação de um profissional começa bem antes disso, junto com sua decisão de entrar no mundo das artes cênicas. Para ser um ator completo, é preciso conhecer a si mesmo, assumir suas fraquezas e suas qualidades, conhecer e respeitar seus limites e traçar um caminho alinhado ao seu sonho.

Nos tópicos deste artigo, estão algumas coisas que todo ator deve saber para se tornar um profissional completo. Confira!

Sua identidade é a sua marca

Todos sabem que no mundo dos palcos e do cinema muitas coisas que acontecem estão fora de nosso controle. Nem por isso as decisões que o ator toma durante a vida são menos importantes para se conseguir chegar ao lugar em que deseja. Para isso, a construção de uma identidade sólida e marcante pode ser a chave para conquistar um lugar de destaque no mercado.

Investir em si mesmo é ir atrás daquilo que acredita, dos seus ideais e construir uma carreira em cima dos valores que considera importante. Entender quais são as suas virtudes e assumi-las fazem com que você tenha uma personalidade forte, que certamente será reconhecida pelas outras pessoas — e pelo mercado. O corpo e a beleza podem ser pontos a seu favor no começo, mas não se sustentam sem uma identidade formada. O autoconhecimento é um ponto chave para se tornar um grande ator.

Corra atrás dos seus valores

Cada pessoa possui em seu interior um conjunto de princípios que o impulsiona na hora de fazer uma escolha. Eles podem estar ligados ao desejo de inovação, excelência, mas também de integridade, segurança, aprendizado e crescimento. Quando surgem novas oportunidades, as escolhas devem ser regidas por esses valores.

Podemos dizer que uma mente saudável e uma vida tranquila é aquela que tem seus valores como norte. Com o reconhecimento dos seus princípios e orientações pessoais, fica mais fácil elaborar um foco e ir ao caminho certo das oportunidades, deixando de fora aqueles trabalhos que não irão acrescentar em nada na trajetória que deseja trilhar. Mesmo que os projetos certos não surjam da primeira vez, mantenha-se firme e não desanime!

Saiba reconhecer os seus limites

Com essa busca pelo autoconhecimento, é natural que se fique mais forte e mais seguro diante das oportunidades. Ainda assim, é preciso ser firme e acreditar que suas escolhas são o melhor caminho para sua carreira. Honrando seus valores, você consegue ser verdadeiro consigo mesmo e também adota uma posição estratégica dentro do mercado. Por isso, deve saber reconhecer quando uma chance de trabalho pode parecer fora de hora dentro de determinado momento de vida. Timing é tudo.

Isso quer dizer que se deve ter muito cuidado com projetos que exigirão muito de você sem acrescentar muita coisa à sua vida profissional. Ao se deparar com condições de trabalho muito exaustivas, cachês abaixo da média ou papéis que não tem a ver com a sua proposta, avalie cuidadosamente se você realmente precisa desse trabalho.

Mesmo que não conheça ninguém na área, saiba que há vários caminhos possíveis que não precisam ferir os seus valores. Uma vez que a escolha for feita com base nos seus princípios e desejos, as portas certas se abrirão e ficará cada vez mais fácil alcançar seus objetivos.

Não importa em qual estágio de sua trajetória profissional você esteja, ter conhecimento dessas coisas simples sobre si mesmo o ajudará a conduzir a carreira de modo consistente, criativo e autêntico. Entender quem você é o ajudará também a desenvolver sua própria marca e identidade, que pode se transformar em um grande trunfo lá na frente. Pense nisso!

Se você tem o desejo de ser ator e ingressar no universo artístico, conheça o Projeto Passarela/ MGT Audições e desenvolva o seu talento! A audição em Maringá será no dia 16 de Dezembro, no Hotel Metrópole Maringá. Mais informações e inscrições, clique aqui.