Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Conheça a história da aliança de compromisso

- Conheça a história da aliança de compromisso

Há anos os relacionamentos são oficializados com o uso de uma aliança. Seja um namoro, um noivado ou casamento, os anéis funcionam como um sinal de fidelidade e de compromisso com o outro.

A palavra aliança tem origem no latim, na palavra alligare, que significa “compor” ou “ligar-se a”. Ou seja, o próprio significado já remete ao fato de estar ligado a alguém de alguma forma.

Não existe um consenso para o surgimento desse costume. Muitos dizem que antigamente a aliança também era uma forma de representar o dote trazido pela noiva para o casamento, ainda quando o matrimônio era visto como um negócio pelas famílias. Outros afirmam que inicialmente somente as mulheres utilizavam a joia e que era um símbolo de pertencimento e submissão aos seus maridos.

Conheça algumas possíveis origens

Egito Antigo

No Egito antigo os anéis de ouro já eram um costume popular e tinham como objetivo permanecer com o seu dono até a vida após a morte, ou seja, o uso da aliança por parte do casal significava uma união para a eternidade.

Os egípcios ainda viam o anel como um símbolo muito poderoso, por se tratar de um círculo. Dessa forma, o círculo que não possui início e nem fim, representaria a vida eterna e o amor entre o casal.

Ainda na cultura egípcia foi onde se definiu em qual dedo a aliança seria colocada. Eles acreditavam que o dedo anelar era o ideal, pois na época acreditava-se que esse dedo possuía uma veia que era diretamente ligada ao coração.

Grécia

Na Grécia, o costume do uso da aliança nos matrimônios foi introduzido por Alexandre, o Grade. Elas eram usadas também como símbolos de riqueza e confiança, pois algumas eram chaves para quartos e cofres onde as famílias guardavam suas riquezas. Além disso, o ato de trocar alianças significava que a partir de então todas as posses seriam divididas entre o casal.

Império Romano

Após conquistar a Grécia, os romanos adotaram também o costume do uso das alianças. Entre os imperadores e senadores romanos, as alianças eram usadas regularmente como símbolo de poder. 

Da mesma forma que os egípcios, os romanos também acreditavam na chamada “veia d’amore” que conectava diretamente o dedo anelar ao coração e, apesar do contexto romântico, dar uma aliança à sua esposa era um símbolo de posse e submissão. 

China

Na China, diferentemente do Egito e do Império Romano, a justificativa para o uso da aliança no dedo anelar é uma crença da região. Para eles, cada dedo da mão representa membros da família.

Os polegares representam os pais, os indicadores os irmãos, o dedo médio a si mesmo, o dedo anelar o companheiro e o dedo mínimo representaria os filhos. Por isso as alianças eram usadas neste dedo.

Independentemente do surgimento, hoje é um costume muito comum em todo o mundo e se tornou um item praticamente obrigatório nos relacionamentos de namoro, noivado e matrimônio

Existem os casais que preferem alianças mais discretas, outros preferem alianças com pedras e brilhantes, mas todos se preocupam muito com esse anel tão importante e significativo na vida de um casal. 

Pensando nisso, a Laércio Joias oferece cerca de 700 modelos de alianças para você escolher qual combina mais com você. Surpreenda-se com a qualidade do material e com um atendimento personalizado, bem no centro de Curitiba.

Laércio Joias

Única loja em Curitiba com fabricação própria, a Laércio Jóias está há mais de 22 anos no mercado de joalheria!

Conheça a loja e confira a variedade de produtos e serviços oferecidos!

Endereço: Rua Carlos de Carvalho, n° 111 Ed. Asa - Loja 12 - Térreo - Curitiba - PR 
Fone: (41) 3016-1555 / 3222-9527 / WhatsApp (41) 9818-7771 


Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo