MON na Escola de abril será com a artista Tatiana Stropp

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai promover na quarta-feira (27/4) uma oficina presencial com a artista Tatiana Stropp. O encontro faz parte do tradicional programa MON na Escola, voltado para estudantes, professores do ensino público e privado e profissionais da mediação cultural. A ação é gratuita.

Na oficina “Caderneta de Cores – Registro de Inspirações”, a artista irá apresentar a sua instalação na exposição “Afinidades”, em cartaz na Sala 7 do MON. Em seguida, na parte prática da atividade, irá propor a criação de uma caderneta com páginas em papéis translúcidos e coloridos, incentivando a investigação das relações entre as cores.

A proposta é que cada participante produza uma caderneta de bolso que poderá ser usada para registro de ideias, desenhos, insights, registros de histórias e inspirações poéticas do dia a dia.

A exposição “Afinidades” reúne 20 artistas paranaenses ou que têm forte ligação com o Paraná. Com curadoria de Marc Pottier e Juliana Vosnika, os artistas foram convidados a uma imersão no acervo e na coleção de arte brasileira que está hoje no MON e, a partir daí, trazerem algumas das obras com novo olhar aos visitantes do Museu.

A artista

Tatiana Stropp (1974) é natural de Campinas (SP), mas mora e trabalha em Curitiba. Bacharelada no curso de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2003), possui obras em acervos de instituições como o Museu Oscar Niemeyer (MON) e Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MUSA), ambos em Curitiba; Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo, e Fundação Romulo Maiorana, em Belém. Foi indicada ao Prêmio PIPA nos anos de 2012 e 2013 e faz parte da plataforma de pesquisa em Arte Contemporânea Latino-Americana – Abstraction in Action.

Participou de diversas exposições coletivas e individuais, entre elas: “Temporais, Intemporais”, na Galeria Ybakatu, em Curitiba (2021/2022); “Translucent, Igallery”, em Palma de Mallorca, na Espanha (2016/17), e “Diáfano”, na Galeria Via Thorey, em Vitória (2014).

MON na Escola

O programa MON na Escola é direcionado a professores do ensino público e privado, alunos de licenciatura e outros profissionais da área de mediação cultural. Os encontros são mensais e gratuitos, com emissão de declaração de participação. Para inscrição é necessário o preenchimento de formulário.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.