O Museu do Holocausto de Curitiba inaugurou, nesta terça-feira (26), um recurso interativo: a “Mesa do Acolhimento”. Ao interagir com as imagens projetadas nela, o visitante acessa informações sobre quase quatro mil judeus que se refugiaram no Brasil devido à perseguição nazista – antes, durante e depois do Holocausto.
A mesa multimídia traz fotos dos sobreviventes e uma ficha com informações como data e cidade de nascimento, passagem por campos de concentração e por guetos.
A ação é a primeira interface pública com informações retiradas da Base Nacional Integrada de Sobreviventes do Holocausto, criada pelo Museu do Holocausto em 2011 e sob a forma de um sistema único desde 2018.
Em janeiro desse ano, uma mesma versão da mesa foi instalada no recém-inaugurado Memorial às Vítimas do Holocausto do Rio de Janeiro – que assumiu o desenvolvimento da interface interativa.
Veja também:
- Veja os shows da 16ª Festa do Vinho de São José dos Pinhais
- Festival oferece mais de 20 opções de cafés com preço único
Com a parceria entre o Museu do Holocausto de Curitiba e o Memorial no Rio, as informações são disponibilizadas ao público de ambos os espaços por meio da mesma Mesa do Acolhimento.
Usando a própria mesa, é possível solicitar a retificação de informações e a inserção de sobreviventes que não ainda não estão na Base. Um QR Code direciona o visitante a entrar em contato com a equipe do museu. O e-mail é [email protected]