Projeto em Curitiba forma coral de 600 vozes no Teatro Bom Jesus

Mais canto em todo canto! Este é um verdadeiro mantra que move o maestro Gabriel Machado, de 33 anos, criador do Coral Nacional Virtual (CNV) e do Alma Coralis. Estes coros são projetos-irmãos sediados em Curitiba, a partir de onde ele desenvolve sua estratégia de disseminação do canto coral Brasil afora, decidido a fazer as pessoas cantarem mais.

Foto: Divulgação

No dia 15 de fevereiro, o Teatro Bom Jesus recebe a segunda edição do  ‘Curitiba, vem cantar!’, um ensaio aberto e presencial com entrada franca, destinado a todos que gostam de cantar. É um momento importante para o maestro, que enfrentou adversidades e soube aproveitar os caminhos que se mostraram sob o impacto da pandemia do Covid 19, abrindo novas trilhas de possibilidades para o estímulo à prática do canto coral.

Para participar basta acessar o site do maestro Gabriel Machado e inscrever-se gratuitamente.

“Será um encontro diferente de tudo que vocês já viram”, ressalta Machado. “Juntos vamos criar um coral de 600 vozes. Não tem problema não saber cantar, pois ensinarei técnica vocal de maneira fácil e acessível. Vamos ensaiar e criar um lindo coral em um dia”, explica o maestro. O projeto, que começou em Araucária, já reuniu mais de 12 mil vozes de diferentes lugares do mundo cantando juntas ao vivo em um dos ensaios virtuais.

Paixão pelo canto

Desde pequeno envolvido com a música, Gabriel teve dúvidas sobre a vida profissional na área, mas tudo clareou quando se deu conta do poder do canto coral. Em busca de aprimoramento, fez Mestrado nos EUA, continuando no exterior sua formação como maestro. Voltou com o sonho de espalhar “mais canto em todo canto” do Brasil.  “A ideia é mostrar que toda cidade tem pessoas que gostam de cantar, mas nem sempre tem a oportunidade de um coral próximo”, explica.

Machado usou o Instagram em busca de pessoas que gostam de cantar e o primeiro passo foi a criação do coral presencial Alma Coralis, projeto interrompido pela pandemia do Covid-19. A alternativa foi mover-se para o ambiente virtual, criando o Coral Nacional Virtual. “De cem pessoas no zoom, passamos para três mil e já atingimos milhares de pessoas em nossos encontros presenciais e virtuais”, conta.

“A música conecta, independente da distância. Estudei muito e quero provar que não é um conhecimento que vai pra prateleira. Acredito que é possível transformar o Brasil com o canto coral”, finaliza, lembrando aos interessados que para participar não é preciso ter nenhum conhecimento musical específico, basta gostar e querer cantar!

Serviço: 2º Curitiba, vem cantar!

Data: 15/2/2023, às 19h30.

Onde: Teatro Bom Jesus

Endereço: Rua 24 de Maio, 135

Ingresso: entrada franca, mediante a inscrição no link:

Inscrições: www.maestrogabrielmachado.com.br/curitiba/

Informações: @maestrogabrielmachado

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.