Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Grupo paranaense Tuyo canta frustrações em disco de estreia

(Foto: Luciano Meirelles / HAI studio / Reprodução) - Grupo paranaense Tuyo canta frustrações em disco de estreia
(Foto: Luciano Meirelles / HAI studio / Reprodução)

Para o disco de estreia, o trio paranaense Tuyo quis construir um trabalho que revelasse a sua identidade. "Evidenciamos muito das nossas filosofias e coisas que a gente acredita", explica uma das integrantes, Lio Soares. "A gente curte uma sofrência, falar sobre traumas, rompimentos, colocar a lupa em temas que nem sempre são tratados por artistas que trabalham com o 'eletroacústico'."

Lançado de forma independente no final do ano passado, o álbum Pra Curar, pontapé inicial do trio, será agora apresentado ao vivo pela primeira vez num show em São Paulo, no Sesc Pompeia, no próximo domingo, 20, a partir das 16 horas. A apresentação promete tirar todos os três integrantes - além de Lio, o grupo é formado por sua irmã, Lay, e seu namorado, o músico Jean Machado - da zona de conforto.

"Lay e eu não somos instrumentistas, mas vamos tocar e cantar", explica Lio, que vai tocar um instrumento de percussão, enquanto a irmã vai se apresentar com um violão. Machado, segundo ela, será um "homem-banda". "Ele vai tocar baixo, manipular o som e cantar as músicas dele que estão no disco. Estamos nos desafiando, está sendo muito gostoso."

Lio e Lay são de Londrina, no Paraná. Conheceram Jean na Igreja Batista, que frequentavam e onde cantavam, quando ele se mudou para a cidade, vindo de Vitória, no Espírito Santo. "Na igreja, você paga um preço ideologicamente, mas artisticamente te dá muitas ferramentas harmônicas e melódicas, te ensina a ter presença de palco e lidar com o público", analisa a artista.

Ela e a irmã cresceram ouvindo músicas gospel. A partir da adolescência, conseguiram "fugir", em suas próprias palavras, para ouvir bandas de metal e artistas como Björk e Radiohead, que influenciam o trabalho do grupo hoje.

Por serem de Londrina, uma cidade com forte presença de música sertaneja, a "sofrência" também passou a integrar o imaginário musical das irmãs. Já Machado tem uma forte relação com o samba, ritmo que também tem uma ressonância no Tuyo. A mistura de todos esses sons é o que fez o grupo se encaixar no chamado estilo "eletroacústico", que mistura elementos eletrônicos com sons mais orgânicos.

Outra grande influência nas músicas é a literatura, principalmente de autores latinos, como Gabriel Garcia Marques. É que Lio se mudou, há cerca de 10 anos, para Curitiba, para estudar Letras. Lay, depois, foi morar com ela. As duas até chegaram a se apresentar juntas no programa The Voice Brasil, em 2016. Após a eliminação do programa, passaram a se dedicar ao projeto Tuyo, com Jean.

Apesar do pouco tempo de atividade, o Tuyo já tem rodado o País, se apresentando em várias cidades brasileiras, desde que lançou seu primeiro EP, Pra Doer, em 2017. Agora que o primeiro disco completo está finalizado, o trio se encontra num dilema. "Estamos ferrados", brinca Lio. "Queremos muito viajar e privilegiar públicos que ainda não nos viram ao vivo, mas ganhamos o edital Natura Musical e já vamos começar a trabalhar no segundo disco."

Logo após os primeiros shows do Pra Curar, os três já devem colocar a mão na massa para preparar o próximo disco. "Comecei a escrever as primeiras linhas agora e estou me sentindo mais livre. Não temos mais a responsabilidade apresentar quem somos, isso já está entregue no Pra Curar", explica Lio. Inquietos, os três devem trocar as funções no novo trabalho. "Os outros têm mais arranjos do Jean e meus e mais letras da Lay, mas vamos inverter um pouco."

Os temas, porém, devem continuar os mesmos. "Não acho que a gente vai fugir desse olhar sobre episódios de frustração." Outra coisa que será mantida é a cidade em que o disco será gravado. Apesar dos atrativos do eixo Rio-São Paulo, o Tuyo decidiu continuar em Curitiba.

Tuyo lança 'Pra Curar'

Sesc Pompeia. R. Clélia, 93. Tel. 3871-7700. Dom., 16h. Gratuito.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo