Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta As Quatro Estações

Os concertos de As Quatro Estações, do italiano Antonio Vivaldi, estão entre as peças mais populares da música universal e descrevem os cenários da natureza na primavera, verão, outono e inverno. A obra icônica, conhecida até por quem não ouve o repertório, será apresentada pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba nesta sexta-feira (23), às 20 horas, na Capela Santa Maria.

Foto: Divulgação

A execução acontecerá um dia depois do início da primavera, que neste ano ocorre na quinta-feira (22). A grandiosa composição ficará ainda mais imponente com a direção musical e solos do jovem e premiado violinista italiano Giuseppe Gibboni.

O concerto é promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba.

O violinista

Com apenas 21 anos de idade, Gibboni é aclamado pela crítica como um dos maiores e mais promissores talentos musicais internacionais. Ele ganhou a 56ª edição do Prêmio Paganini em Gênova, passando a ser o quarto italiano a alcançar este prestigioso prêmio.

Gibboni graduou-se aos 15 anos com uma dezena de premiações e menções honrosas no Conservatório Martucci de Salerno. Aos 14 anos, foi admitido na Accademia Stauffer de Cremona e em 2016 recebeu o diploma de honra nos cursos de especialização na Accademia Musicale Chigiana de Siena. Desde então, frequenta a Academia Internacional L. Perosi de Biella, na Itália.

As Quatro Estações

No concerto nº 1, A Primavera, Vivaldi anuncia a chegada da época das flores, sugerindo o canto dos pássaros e o murmúrio das fontes, seguidos de uma tormenta, da volta das paisagens de sonhos e da festa camponesa que fecha o movimento com ninfas e pastores dançando sob o sol ameno da estação.

Na segunda parte, O Verão, surgem outros pássaros, o vento boreal e seus riscos, os trovões e a tempestade que dizima as plantações.

No concerto nº 3, O Outono, o ambiente alegra-se outra vez com a colheita que traz festas e cantos de agradecimento. O vinho embala o camponês e o conduz ao sono, mas na sequência a caça eleva o tom dos instrumentos e o esforço dos solistas.

Com O Inverno vêm a neve, os ventos gelados, o abrigo ao fogo e a chuva no lado de fora, num cenário que, apesar de inóspito, pode inspirar a alegria.

Serviço: Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba

As Quatro Estações de Antonio Vivaldi (1678-1741)
Direção Musical e violino solo – Giuseppe Gibboni (Itália)
Data: sexta-feira (23), às 20h
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.