Orquestra Sinfônica: concerto tem repertório de sete compositores no domingo

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (16), às 10h30, um concerto com repertório de sete compositores diferentes no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), do Teatro Guaíra. O programa propõe uma volta ao mundo com compositores de diversos países, representando desde a música clássica até a contemporânea brasileira.

orquestra-sinfonica
Foto AEN

A condução fica por conta do maestro convidado, João Maurício Galindo, que irá interagir com o público, comentando e explicando as obras.

Entre os compositores estão os estrangeiros estão o finlandês Jean Sibelius; os franceses Georges Bizet, Emmanuel Chabrier e Charles Camille Saint-Saëns; e o mexicano Arturo Márquez. Os brasileiros estão representados por José Domingos de Morais e Severino Dias de Oliveira, muito mais conhecidos como Dominguinhos e Sivuca, respectivamente. “Esse concerto promete ser uma viagem, destacando o trabalho de compositores de vários países”, diz Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Tteatro Guaíra (CCTG).

Galindo fará comentários entre as obras, tornando o espetáculo uma oportunidade de aprendizado, confirmando que a música no teatro é para todos. “Uma tem melodia mais bonita, outra mais vibrante, outra mais solene. Vou procurar mostrar isso para o público, que a música também pode contar histórias. Tem uma que se chama Dança Macabra, de Saint-Säens, que apesar do nome não é assustadora, mas divertida”, diz o maestro.

Veja também:

Segundo o diretor musical e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, Roberto Tibiriçá, o maestro convidado tem experiência em interação com o público, o que facilitará a experiência musical dos espectadores, principalmente aqueles iniciantes em desbravar o universo erudito.

“João Maurício Galindo tem um programa sensacional na Rádio Cultura FM de São Paulo chamado Pergunte ao Maestro, onde ele responde as perguntas básicas da população sobre a participação do maestro frente a uma orquestra, e sobre as músicas que serão executadas. A interação dele com a plateia é muito interessante”, afirma.

Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

  • Data: 16 (domingo)
  • Horário: 10h30
  • Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba
  • Classificação: sete anos
  • Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia-entrada) na bilheteria ou pelo Ticketfacil
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.