Projeto Social Sol Maior tem oficinas de música gratuitas em Londrina

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) destinou mais de R$ 6 milhões para 102 projetos nos três estados do Sul através das leis de incentivos fiscais em 2022. A cada ano, o BRDE direciona parte de seu imposto aos proponentes de projetos aprovados para captação de recursos por meio dessas leis.

Foto: BRDE

Eles estão inseridos nos contextos de Fundos da Infância e da Adolescência, Fundo Nacional do Idoso, Lei de Incentivo ao Esporte, Lei do Audiovisual e Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Um dos exemplos é o Projeto Social Sol Maior, que recebeu apoio do BRDE, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que permitiu que a instituição levasse adiante as oficinas gratuitas de música semanais, que recebem 90 bolsistas nos cursos de violino, violão, viola caipira, guitarra, baixo e canto coral.

Idealizada em 2001 pelo violinista e professor Roney Marczak, a Escola de Música Sol Maior foi fundada com o objetivo de mudar a vida das pessoas através da excelência no ensino musical. Em duas décadas de operação, o projeto acolheu mais de oito mil alunos.

Veja também:

“A Lei de Incentivos Fiscais foi um divisor de águas e ajudou muito o Projeto Sol Maior”, disse Marczak. “Graças ao nosso trabalho sério e repleto de sucesso ao longo dos últimos 20 anos, tivemos a alegria de contar com o apoio e patrocínio do BRDE e de instituições que tenham a sensibilidade para a formação educacional cultural, principalmente para quem não teria a oportunidade”.

Localizada em Londrina, no Norte, a escola aceita inscrições de todas as idades, mas busca dar prioridade para crianças e jovens para que desenvolvam suas habilidades cedo e ao longo do curso, com acompanhamento profissional dos professores. “Buscamos transformar pessoas através da música e descobrir novos talentos que possam também servir de exemplo”, explicou Marczak.

O aluno Gonçalo Rebelato ingressou no projeto com 14 anos e estudou música de câmara, prática de orquestra e teoria e percepção com o maestro. Hoje, aos 23 anos, é considerado um dos melhores pianistas do Brasil, na sua idade. O jovem insistiu em seguir a carreira acadêmica cursando Licenciatura em Música na Universidade Estadual de Londrina (UEL) mesmo depois de ter passado em 65 vestibulares dos mais variados cursos. Ele também faz parte do grupo de professores do Sol Maior.

“Esse apoio não ajudou só a minha carreira, mas também trouxe um objetivo de vida, que é ajudar os outros a terem algo que eu não tive quando comecei na música”, afirmou.

O trabalho do Projeto Social Sol Maior está disponível no Spotify e no YouTube do Centro Cultural e de Integração das Artes (CCIA).

Entre os 102 projetos, 40 foram realizados pelo banco do Paraná, 38 pelo Rio Grande do Sul e 24 por Santa Catarina. Nos três estados, foram aprovados 48 projetos de incentivo à cultura e 23 pelo Fundo da Infância e Adolescência. O Fundo Nacional do Idoso e a Lei de Incentivo ao Esporte contaram com 11 e 20 ações selecionadas, respectivamente.

As Leis de Incentivo à Cultura e ao Esporte se destacaram entre os auxílios dispostos pelo Paraná, com 21 e 8 projetos, respectivamente. Os Fundos do Idoso e da Infância e Adolescência finalizaram o ano com 4 e 7 aprovações. Confira todos os projetos contemplados para o aporte no site do BRDE clicando AQUI.

“O BRDE tem como ideal o desenvolvimento social e econômico da região onde atua, o banco apoia e acompanha projetos que tenham como objetivo promover as atividades no meio cultural e esportivo e de inserção social tanto de idosos quanto de crianças e jovens”, disse o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “É uma contrapartida para a sociedade, com o bom uso da renúncia fiscal e os impostos destinados a áreas tão significativas para o bem-estar social”.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.