Um novo espaço de lazer com capacidade para receber grandes shows e eventos pode ser inaugurado em breve na Região Metropolitana de Curitiba. A Pedreira do Atuba, em Colombo, no limite com Curitiba, é alvo de uma Consulta Pública para a concessão do espaço em uma parceria público-privada.
Com investimento aproximado de R$ 36 milhões e prazo de concessão de 30 anos, a nova arena da Grande Curitiba deve ser instalada em área perto do Parque do Atuba de Curitiba.
Além da boa localização, o espaço também oferece os aspectos naturais do local, caracterizados por grandes campos, cobertura vegetal e paredões de rochas, resquícios de uma antiga pedreira.
Pedreira do Atuba deve virar grande arena de shows
A consulta fica aberta por mais de um mês e será seguida de audiência pública, que ocorrerá em agosto, sendo o lançamento do edital previsto até novembro deste ano.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, afirma que a abertura dessa consulta pública é o primeiro passo para que seja criado, ainda neste ano, um grande centro de eventos na Região Metropolitana de Curitiba na Pedreira do Atuba, fazendo com que aquele espaço deixe de dar despesas ao Governo do Estado, com atuação da iniciativa privada.
Consulta pública sobre a Pedreira do Atuba
A consulta permite que a população tenha um papel ativo na participação da política pública, através de sugestões e críticas construtivas antes que as decisões sejam finalizadas e implementadas, garantindo os princípios da legalidade, moralidade, eficiência pública, transparência e motivação.
Os cidadãos podem opinar sobre diferentes aspectos do edital, através do formulário encontrado no site, contribuindo para um processo mais transparente e justo.
Os documentos elaborados e disponíveis para consulta contemplam o Estudo Técnico Preliminar, Estudos de Viabilidade, Relatórios Jurídicos e Financeiros, Estudos de Demanda, Edital entre outros que foram disponibilizados para contribuições até o dia 16 de agosto de 2024.
Onde fica a Pedreira do Atuba
A Pedreira do Atuba fica às margens do Rio Atuba e próxima à Estrada do Ribeira e da Linha Verde, cerca de 13 km do centro da Capital. A área foi desapropriada entre os anos de 1930 e 1970.
- Festival Crossroads: 30 bandas e mais de 12h de shows em Curitiba
- Universo Alegria Curitiba 2024: venda de ingressos começa na sexta
Desde então, teve diversos usos, chegando a abrigar uma antiga usina de asfalto, uma fábrica de artefatos em concreto, depósitos e barracões. Durante muito tempo abandonada, também serviu de depósito de lixo e, por último, abrigava carros apreendidos.
O projeto tem como objetivo revitalizar esta área com a instalação e gestão de diversas atividades recreativas e de entretenimento, ampliando as opções turísticas e promovendo o bem-estar da comunidade local e dos visitantes.