Pesquisa aponta as novas características dos consumidores da indústria de beleza

O mundo todo continua atento quanto a COVID-19. O vírus que veio e tem transformado rotinas e protocolos globalmente, teve um impacto significativo na vida de todos. Isso não é diferente quando se fala do segmento de beleza. Para entender e listar esses impactos da pandemia esse mercado, a FOREO, empresa sueca de beauty gadgets, se uniu a WGSN, consultoria de tendências, para criar a pesquisa FOREO TRENDS, que analisa e lista os principais pontos que o coronavírus trouxe para a indústria de beleza.

Divulgação

“Em primeiro lugar, a pesquisa mostra que a busca dos consumidores sofreu uma alteração importante. Com a quarentena, as pessoas passaram a buscar produtos que ofereçam três premissas básicas: saúde – a beleza não lavável passa a estar intrínseca ao tema -; proteção – contra vírus e outras ameaças externas -; e calma – exigindo produtos que tragam um equilíbrio e bem-estar físico e mental”, ressalta Julia Curan, consultora na WGSN, e líder do projeto. “A partir disso, mapeamos e fechamos em cinco propulsores centrais que transformarão os próximos anos nesse segmento tão importante para a economia global”.

Progresso Ativista

Skinpositivity, beleza natural, representatividade racial e etária: são tópicos importantes que vem em uma crescente e que serão importantes para garantir a sobrevivência de empresas dentro do mercado da beleza. Marcas passam a ter responsabilidade em disseminar discursos, promover inclusão e garantir sustentabilidade em seus produtos.

“As pessoas querem se sentir representadas e é fundamental que marcas tragam isso para campanhas para engajar e ajudar a promover mudanças sociais importantes em prol da igualdade, imagem positiva e quebra de padrões de beleza, principalmente”, comenta Bianca Tavares, da gerente-geral da FOREO no Brasil.

Além disso, alternativas mais sustentáveis como produtos recarregáveis, e materiais diferentes para a fabricação de embalagens passam a ganhar força como, por exemplo, o micélio, um material feito de raízes e fungos, de fácil decomposição e cuja produção tem um impacto ambiental ainda menor. “É o futuro da embalagem nesse segmento”, ressalta a executiva.

Domínio do Bem-Estar

O trauma da pandemia tem feito com que consumidores vejam que seu estado físico e mental estão conectados e impactam um no outro e, por isso, querem produtos que entreguem uma experiência e uma funcionalidade. É aqui que beleza e saúde se encontram. Um exemplo está em produtos psicodermatológicos, que foram criados para atuar também no humor do consumidor, já que o estresse da quarentena provoca desequilíbrios hormonais, impactando desde a qualidade do sono até a pele. É uma junção importante de atributos para cuidar da alma e do corpo.

Abraçando a frugalidade

Simplicidade e naturalidade passam a ser adotadas como habilidades da vida ou como uma nova forma de consumo inteligente. Eficiência e praticidade passam a ser fundamentais, já que os investimentos financeiros passam a ser feitos de maneira mais cautelosa. “A exigência por produtos com resultados comprovados, inteligentes, duráveis e funcionais passa a ser o grande ponto central no momento de compra, independente de preço”, afirma Julia Curan. “Os consumidores querem o que chamamos de ‘beleza não lavável’, ou seja, investir em produtos que ajudem a naturalmente ressaltar sua beleza natural”, finaliza.

Tecnologia aliada a beleza

Quando a FOREO surgiu em 2013, ela movimentou o mundo da beleza por trazer uma nova categoria de produtos ao mercado. As escovas LUNA têm, desde então, sido itens de desejo ao redor do mundo e tornou a FOREO uma das empresas mais conhecidas dentro desse segmento. Mas o mercado não para por aí e a tecnologia continua no centro do desenvolvimento de produtos e novas moléculas para a criação de opções diferentes que atendam a necessidade dessa nova realidade em que vivemos. Produtos personalizáveis, beauty gadgets e inteligência artificial já são uma realidade, mas muito mais está por vir. “Estamos vendo ingredientes criados em laboratórios que são seguros, como, por exemplo, o ácido poliglutâmico, o ‘novo ácido hialurônico’, que retém até quatro vezes mais umidade que seu antecessor, evitando a perda da água e preenchendo linhas finas naturalmente”, comenta Julia Curan.

Além disso, com a quarentena, as pessoas têm buscado alternativas para trazer tratamentos que, normalmente, buscavam externamente para dentro de suas casas, garantindo assim, novamente, eficiência em sua rotina de autocuidado. “É o caso das escovas de limpeza faciais, que atuam como uma limpeza de pele e que pode ser feita no conforto de sua casa, importante em momentos de pandemia”, finaliza Curan.

Comunidades Intencionais

Com a pandemia, comunidades locais passaram a ganhar ainda mais força. Coletivos, apoio a micro e pequenos empreendedores passam a estar no foco dos consumidores e marcas e empresas que se unirem e apoiarem esses personagens vão sair na frente. É aqui que a sociedade passa a ser cocriadora de campanhas, conteúdos e, até mesmo, de produtos junto com as empresas, que passam a ter uma função fundamental de impulsionar negócios pequenos, pessoas locais para garantir o desenvolvimento social, além de se criar redes digitais de conexão com as pessoas, como grupos digitais para vivenciarem experiências únicas em grupo.

Informações da assessoria de imprensa.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.