Programação da Cinemateca celebra Curitiba na telona

Na próxima semana, Curitiba comemora 329 anos e a Cinemateca exibirá dois filmes, neste sábado (26) e domingo (27), às 16h, com entrada gratuita. As duas obras, um curta e um longa-metragem, têm relação com a história e cultura da cidade, mostrando o trabalho de alguns de seus artistas mais talentosos (programação abaixo).

Foto: Cido Marques

O primeiro é o curta-metragem Em Busca da Curitiba Perdida, baseado em um conto do escritor curitibano Dalton Trevisan; e o segundo filme, ‘Belarmino e Gabriela’, é um documentário sobre o casal de músicos regionais paranaenses.

Já no dia 31 de março, às 19h, será exibido o curta documental A Pandemia em Curitiba (2021), registrando alguns meses de 2021 na cidade, antes e durante o período de vacinação contra a covid-19.

Em Busca da Curitiba Perdida

Dirigido por Estevan Silveira e baseado num dos contos do livro Mistérios de Curitiba, de Dalton Trevisan, o curta Em Busca da Curitiba Perdida leva o espectador a uma viagem pela capital paranaense, passando pela Praça Tiradentes, as ruas do Centro, o Viaduto João Negrão, o bebedouro do Largo da Ordem, o Museu Paranaense e outros espaços.

Enquanto isso, o narrador se recorda destes lugares da cidade e traz para a tela uma reflexão sobre as várias “curitibas” que existem: aquela que é vista por quem vem de fora, aquela que os curitibanos presenciam, e a do narrador, e como todas essas visões de Curitiba são diferentes e únicas, mas simultâneas. 

Belarmino e Gabriela

Já Belarmino e Gabriela é um documentário que, com depoimentos de pessoas próximas, reconstrói a vida e carreira de Salvador Graciano e Júlia Alves Graciano, mais conhecidos como Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. O casal de paranaenses formou uma dupla sertaneja de sucesso a partir dos anos 1940, passando com suas músicas por circos, programas de rádio e televisão.

Além disso, o filme intercala essas entrevistas com apresentações das canções da dupla por músicos paranaenses, feitas em um cenário inspirado em um circo, onde Belarmino e Gabriela costumavam se apresentar.

Serviço: Cinemateca de Curitiba – aniversário de Curitiba 

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco

Grátis

DIAS 26 E 27 (SÁBADO E DOMINGO) – 16h
  • Em busca da Curitiba perdida
    (BR, 2008, ficção, 15′, livre. Direção: Estevan Silvera)
  • Belarmino e Gabriela
    (BR, 2003, documentário, 85’, livre. Direção: Geraldo Pioli)
DIA 31 (QUINTA-FEIRA) – 19h
  • A Pandemia em Curitiba
    (BR, 2021, Documentário, 33′, livre) Direção: Luiz Luz
    Curta-documentário que traz um mosaico visual da cidade de Curitiba durante alguns meses de 2021, antes e durante do início da vacinação da população contra a pandemia do covid-19. É um ensaio que coloca luz sobre as transformações, restrições e comportamentos sociais que fizeram – e fazem – parte da vida curitibana no cenário pandêmico. Produção da Stalker Filmes, com bate papo após a exibição.

As informações são da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.