O Memorial de Curitiba exibe uma réplica do avião Demoiselle, criado pelo “pai da aviação” Alberto Santos Dumont. A exposição, que faz parte das celebrações dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, pode ser visitada até 10 de setembro.
A réplica do Demoiselle foi construída em 1997 pelo Aeroclube do Paraná com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet), hoje Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
O avião é uma réplica fiel do original, que foi criado por Santos Dumont em 1907 e serviu de modelo para diversos projetistas.
O Demoiselle era um avião pequeno e leve, com apenas 250 quilos de peso. Era um dos aviões mais baratos da época e era muito fácil de pilotar. O avião foi um grande sucesso e ajudou a popularizar a aviação.
Exposição traz réplica do avião de Santos Dumont a Curitiba
A exposição no Memorial de Curitiba é uma oportunidade para os visitantes conhecerem um pouco mais sobre a vida e obra de Alberto Santos Dumont.
O evento está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
- Fachada histórica de hotel em Curitiba terá ‘cara nova’; entenda
- Prédio mais antigo de Curitiba passa por reforma; veja qual é
- Quantas vezes o brasileiro diz “eu te amo” em uma relação?
Além da réplica do Demoiselle, a exposição também conta com fotos, vídeos e documentos sobre a vida e obra de Santos Dumont. Os visitantes também podem fazer um tour pelo Memorial de Curitiba, que é um museu histórico que conta a história de Curitiba.
Serviço: Exposição Santos Dumont
- Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)
- Horário: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 8h. Sábados e domingos, das 9h às 15h.
- Data: até 10 de setembro
- Entrada: grátis