Teatro de Bonecos Dadá ganha exposição no Museu da Imagem e do Som do Paraná

Da união de corações e mentes entre Adair Chevonika e Euclides Coelho de Souza nasceu o grande Teatro de Bonecos Dadá, ícone das artes cênicas do Paraná que ganhou o mundo nos anos do exílio político. Os bonecos e sua história são tema da exposição Fragmentos Teatro de Bonecos Dadá, que estará aberta para visitação no Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), localizado em Curitiba, a partir desta quarta-feira (27).

Foto: Kraw Penas/SECC

A mostra é inspirada no livro de Dinah Ribas Pinheiro, que conta os mais de 50 anos dessa trajetória. A noção de “fragmentos” vem da história da companhia. Muitos bonecos foram perdidos em batidas da ditadura militar brasileira, nas mudanças durante o exílio e pela própria marcha do tempo. Ao mesmo tempo em que é impossível remontar completamente muitas das peças, cada um dos bonecos é uma janela para a trajetória do Teatro de Bonecos Dadá.

A exposição é construída através do diálogo dos bonecos com o acervo do próprio MIS-PR: os objetos tridimensionais, o acervo audiovisual do Bamerindus, as fotos do acervo Jesus Santoro e cartazes dos festivais e peças do Teatro de Bonecos Dadá que rodaram o mundo.

“Falar do Teatro de Bonecos Dadá é resgatar a infância que está em todos os curitibanos, ou os que adotaram Curitiba como sua”, diz a diretora do MIS-PR, Mirele Camargo. “Por mais de 50 anos, Euclides e Adair brincaram com criatividade e imaginação com suas peças do teatro de bonecos, as quais o espectador é quem decidia sempre o final, uma marca registrada do grupo”, lembra ela.

Ela destaca que a exposição é uma passagem sobre esse fascinante mundo da criatividade. “Aqui o espectador terá a possibilidade de conhecer e reviver um pouco desse universo e se deparar com a interação com o acervo tridimensional do museu”.

Dadá

Em meio ao turbilhão de acontecimentos do Brasil dos anos 1960, um insuspeito curso de bonecos reuniu Adair e Euclides. Nascia assim o Teatro de Bonecos Dadá, fruto do profundo amor e do propósito social transformador. Desde então, durante mais de meio século, Dadá fez a alegria de milhares de crianças, tanto no Brasil quanto em vários países da América Latina e da Europa, nos anos do exílio.

Os espetáculos eram encenados em ruas, praças, parques, quermesses, creches, escolas, casas paroquiais, barracões, igrejas, circos, garagens, tablados, carrocerias de caminhão e até presídios – qualquer lugar onde houvesse uma criança ou um adulto capaz de se encantar com as inúmeras variações de Dadá e com as histórias encenadas.

Serviço:
Fragmentos Teatro de Bonecos Dadá

Abertura: 27/10,  quarta-feira
Horários de visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Local: MIS-PR – Rua Barão do Rio Branco, 395 – Curitiba – Centro
Entrada gratuita

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.