Teatro Guaíra recebe alunos de escolas públicas para apresentação do Terra Brasilis

O Teatro Guaíra recebeu nesta quarta-feira (27) estudantes de escolas públicas de Curitiba para uma apresentação especial do balé Terra Brasilis. A iniciativa é parte do projeto Teatro Guaíra para Todos, que tem levado obras dos corpos artísticos do CCTG para apresentações públicas gratuitas em Curitiba e municípios do Interior do Estado.

Foto: Maringas Maciel/ Teatro Guaíra

As apresentações começaram no início da semana e desde então cerca de 3 mil meninos e meninas já assistiram ao espetáculo, que teve três sessões lotadas na estreia ao público em geral no último fim de semana. Até esta quinta-feira (28), data de encerramento, são esperados mais 2 mil estudantes para as apresentações exclusivas para as escolas.

A ação é uma parceria da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, Centro Cultural Teatro Guaíra e PalcoParaná.

Para a aluna Amanda, do Colégio Inez Vicente Borocz, a emoção foi em dobro. Foi a primeira vez que esteve no Teatro Guaíra e a primeira que assistiu a um balé. Ela se emocionou com trechos da coreografia “Outras Estações”, que traz reflexões sobre as migrações contemporâneas por parte de determinadas comunidades, grupos, tribos, povos ou outras formas de coletividade. 

“Não tenho palavras para descrever, mas é algo que quero fazer de novo e espero que seja em breve”, disse.

Já a estudante Nicole, do Colégio Cívico-Militar Ermelino de Leão, que pratica balé desde os três anos, a ida ao Guaíra foi uma oportunidade para reforçar o sonho de um dia dançar no palco do teatro. “Sou extremamente apaixonada pelo Guaíra. Fiquei encantada com a diversidade de movimentos no palco, é de tirar o fôlego. Estou com o coração acelerado”, afirmou.

A diretora Daniela Lizcrot, do Colégio Ermelino de Leão, afirma que esta é uma oportunidade de os alunos aliarem cidadania e aprendizado. “Trabalhamos no colégio a importância da ordem e da organização e eles puderam ver isso no palco, nos movimentos sincronizados dos bailarinos”, diz.

Projeto

O projeto Teatro Guaíra para todos ocorrerá durante todo o ano, por isso as apresentações didáticas para alunos de escolas públicas acontecerão em todos os espetáculos lançados pelo balé e pela orquestra em 2022.

As informações são da AEN.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.