Usina Cultural de Londrina transmite espetáculos teatrais ao vivo neste fim de semana

Em Londrina, o projeto Ocupação Usina Cultural inicia, neste fim de semana, a programação virtual de junho, levando ao público atrações de teatro com transmissões ao vivo. Neste sábado (5), a Cia Te-Ser apresenta o espetáculo “De uma à outra”, cuja temática dá voz à memória coletiva de mulheres londrinenses. E no domingo (6), será a vez do espetáculo “Psicose”, do Projeto Psicose, que por meio de uma abordagem cênica, abordará o tema da depressão.

Foto: Divulgação

As duas apresentações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Usina Cultural, às 17 horas.

Apresentado pela Companhia Te-Ser, que tem como tema a mulher, o espetáculo teatral “De uma à outra” visa dar voz à memória de um coletivo feminino que luta para viver, ser e ocupar. A peça é conduzida pelas atrizes Raissa Bessa e Raquel Sant’Anna, que também assinam a direção do espetáculo. Elas partem de memórias pessoais e por memórias externas, coletadas em uma pesquisa pela cidade.

No palco, objetos espalhados aguardam para terem as histórias compartilhadas e é a plateia quem escolhe quais deles farão parte do espetáculo do dia.

Após o espetáculo, será realizado um bate-papo com a companhia sobre o processo de criação, via plataforma Google Meet.

Psicose

O espetáculo, do Projeto Psicose, parte da dramaturgia de Sarah Kane, especificamente do texto “psicose 4:48”, que propõe reflexões a respeito do suicídio e da marginalização de transtornos mentais.

A estrutura textual fragmentada foi o fio condutor do processo criativo, resultando em um espetáculo que tem por condução a aleatoriedade, efemeridade e o jogo.

A partir da pesquisa de objetos usados frequentemente para o suicídio, foi construindo-se cada cena independentemente da relação dela com a outra, criando fragmentos que se conectam como uma imagem em mosaico, refletindo angústias, amores e as dores de uma vida em psicose.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.