UTFPR lança Biblioteca Virtual de Design Cênico

A UTFPR campus Curitiba lança a Biblioteca Virtual de Design Cênico (BVDC) com um acervo de pesquisas desenvolvidas por diferentes pessoas em instituições brasileiras. O lançamento será realizado no dia 13 de julho, às 19h30, em um evento online de apresentação e bate-papo, aberto para todos os interessados. Para participar, clique aqui para se inscrever e receber o endereço da sala virtual.


Durante o evento, o professor Ismael Scheffler, do departamento de Design e idealizador do projeto, vai apresentar a Biblioteca, os recursos e conteúdos já disponíveis sobre: cenografia, arquitetura teatral, iluminação e maquiagem cênicas, figurinos, sonoplastia e teatro de formas animadas. Além, os estudantes Eric Alan Aguiar Lima, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Rafaela Angelon, do curso de Design, falarão do processo de construção e compartilharão os aprendizados.

“A Biblioteca é um projeto da UTFPR para agrupar e disponibilizar publicações feitas, em grande parte, por Universidades nacionais”, ressalta Scheffler. “Ao reunir esse acervo, damos o destaque merecido para uma produção tão relevante e facilitamos também seu acesso pelo público em geral”.  O professor é também coordenador do TUT – Teatro da UTFPR, câmpus de Curitiba.

A plataforma foi elaborada com bolsas estudantis de um edital de apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos (REAs), promovido pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR. “Nossa biblioteca disponibiliza links para materiais que já se encontram abertos; porém, pulverizados. Nós garimpamos estes trabalhos e os compartilhamos. “

Na BVDC, pesquisadores, estudantes, interessados nos temas, podem consultar teses, dissertações, livros e outras publicações com acesso aberto e gratuito. Para encontrar os conteúdos de seu interesse, pode-se fazer buscas de diferentes formas na biblioteca virtual, como: por categorias, por palavras-chave, ou por título e autoria.

E o acervo está em constante formação. “A Biblioteca tem esse caraterística de compartilhamento. Assim, as pessoas podem indicar obras e pesquisas para serem divulgadas”, completou o coordenador do TUT.

O que é Design Cênico?

Design Cênico é um termo que engloba, dentro das Artes Cênicas, os campos das visualidades, espacialidades e sonoridades da cena, como a cenografia, iluminação, sonoplastia, abrangendo novas tecnologias aplicadas à encenação, figurinos, maquiagem cênica, teatro de formas animadas entre tantas outras.

A Biblioteca Virtual de Design Cênico é uma plataforma desenvolvida para o apoio ao ensino, o aprendizado e a pesquisa, que disponibiliza links e breve descrições das obras. Ela atende aos Princípios dos Recursos Educacionais Abertos (REA), sendo licenciada como Creative Commons – Atribuição não comercial – Compartilha legal (CC BY-NC-AS).

“Na UTFPR, temos investido no campo da cenografia, há muitos anos, com diferentes cursos, oficinas, palestras e também publicações”, diz Scheffler. A Biblioteca Virtual de Design Cênico é uma realização que vem para apoiar e incentivar a formação e estudo, não apenas de alunos matriculados, mas para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre as diferentes áreas do design cênico.

Serviço:

Lançamento da Biblioteca Virtual de Design Cênico

Evento on-line e gratuito

Data: 13/07/2021

Horário: 19h30

Inscreva-se: https://www.even3.com.br/tut2021/

Link da BVDC: https://bibliotecadesigncenico.ct.utfpr.edu.br/

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.