Visitas guiadas à Fazenda Urbana de Curitiba vão retornar

A partir de sexta-feira (26), será possível fazer as inscrições para fazer a visita guiada na Fazenda Urbana no mês de março, pelo site Aprendere, da Prefeitura de Curitiba. A atividade estava suspensa desde novembro, devido à pandemia do coronavírus. O local fica no bairro Cajuru e a retomada será com turmas semanais.

Foto: Daniel Castellano/SMCS

Durante o passeio de duas horas na Fazenda Urbana, o visitante terá uma experiência sobre as principais etapas do ciclo alimentar. As visitas para esta terça-feira (23), das 9h às 11h, já estão com as vagas esgotadas.

A partir de março, serão duas visitas guiadas semanais, que ocorrerão a partir da segunda quinzena do mês. Nas duas primeiras semanas, serão realizadas visitas especiais que fazem parte da programação do Dia Internacional da Mulher e do aniversário de Curitiba.

Desde a inauguração, em junho de 2020, a Fazenda Urbana de Curitiba funcionou parcialmente para visitas guiadas, seguindo os decretos de prevenção à covid-19. O início dos passeios com acompanhamento ocorreu apenas em setembro e as visitas foram suspensas em novembro.

O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, destaca que a Fazenda Urbana de Curitiba é um inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades. 

“Com as visitas guiadas e outras atividades vamos compartilhar com a população a complexidade envolvida na produção de alimentos, do campo até as gôndolas dos supermercados, e incentivar o cultivo em espaços urbanos”, observa.

Estrutura

Em uma área de 4.435 m², ao lado do Mercado Regional do Cajuru, a Fazenda Urbana de Curitiba reúne os mais modernos métodos de plantio de alimentos saudáveis, sem agrotóxico. São mais de 60 variedades agrícolas orgânicas cultivadas em hortas, com a produção de frutas, legumes e verduras, além de ervas, temperos, chás e plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Há desde hortas convencionais no solo feitas com troncos de madeira, canos de PVC ou garrafas PET a estruturas suspensas (acessíveis para cadeirantes), bem como para pequenos espaços que usam caixa de isopor (irrigação por capilaridade).

O espaço também conta com estufas de culturas mais sensíveis, como tomate, pepino, rúcula.

No complexo, tem a central de compostagem de resíduos orgânicos do Mercado Regional Cajuru, banco de alimentos para o Mesa Solidária e um contêiner que funcionará como sala de aula.

Além disso, uma cozinha-escola irá oferecer treinamentos e aulas show com chefs, utilizando os alimentos e temperos produzidos no local. O objetivo é demonstrar, na prática, o sabor da refeição produzida em pequenas hortas e estimular as pessoas a aproveitar integralmente os alimentos.

“No espaço, o visitante irá conhecer desde o plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, reforça Felipe Thiago de Jesus, diretor do Departamento de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional da SMSAN, responsável pelo local.

A Fazenda Urbana de Curitiba recebeu ainda o projeto Jardins de Mel, de criação de abelhas nativas sem ferrão. Os insetos ganharam cinco caixinhas, espalhadas pelo complexo, que vão ajudar, por meio da polinização, a aumentar a qualidade e a produção das hortaliças plantadas no espaço.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.