Ator principal de ‘King Richards: Criando Campeãs’, Will Smith deu um tapa no apresentador do Oscar, Chris Rock, na cerimônia deste domingo (27), por causa de uma piada sobre a doença de sua esposa. Por conta disto, a Academia do evento pode retirar o prêmio de Will Smith.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas têm condutas rígidas e, se seguirem a linha, o ator pode perder o Oscar. O código de conduta foi publicado em 2017, mas as chances o ator perder a estatueta são mínimas. Um dos exemplos mais famosos de ganhadores do prêmio envolvidos em polêmica aconteceu em 2000, quando o diretor de Shakespeare Apaixonado, John Madden, foi condenado por abuso sexual e estupro, mas não perdeu a estatueta e apenas foi expulso.
Após o evento, o perfil oficial da Academia no Twitter disse que não tolera a violência de forma alguma. Chris Rock, por outro lado, não prestou queixa da violência e a Polícia de Los Angeles (LAPD) não investigará o caso. Depois do tweet, a Academia não se pronunciou mais sobre a situação.
Hostilidades
O comediante apresentou outros Oscars e provocou o casal algumas vezes. Anos atrás, Jada Pinkett Smith não compareceu à cerimônia e foi alvo de uma piada: “Jada disse que não vem. Eu fiquei, tipo: ‘Jada vai boicotar o Oscar?’. Jada boicotar o Oscar é como eu boicotar a calcinha da Rihanna. Eu não fui convidado!”, comentou em 2016. O boicote que Rock comentou aconteceu devido à falta de prêmios e indicações para os negros por parte da Academia.
Outra situação envolvendo os dois atores aconteceu quando Will Smith não foi indicado ao Oscar pelo filme ‘Um Homem Entre Gigantes’. “Não é justo que Will atue tão bem e não tenha sido indicado… Mas também não é justo que ele tenha recebido US$ 20 milhões por As Loucas Aventuras de James West”, disse Chris Rock à época.