Aldeia indígena Água Branca realiza evento esportivo nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (30), às 17h, terá início a primeira edição dos Jogos Indígenas Aldeia Água Branca. A atividade será realizada ao longo de três dias, e sede do evento será a aldeia Água Branca, localizada na Terra Indígena Apucaraninha, em Tamarana, município da Região Metropolitana de Londrina. O evento é uma realização do grupo Vãnh Ga – Donos do Mato, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina (SMC).

Foto: Divulgação

A atividade que marcará a abertura do evento é um ritual de danças típicas do povo Kaingang. Durante os Jogos, serão disputadas modalidades como arremesso de lança, corrida de tora, cabo de guerra, tiro de zarabatana e tiro de arco e flecha, entre outras. Os organizadores dos Jogos Indígenas estimam receber, aproximadamente, 300 pessoas no local.

“É muito importante revitalizar essas práticas tradicionais, especialmente nesse período tão modernizado. Elas fazem parte da nossa história, e queremos passá-las também para as gerações futuras”, destacou o secretário da Associação de Moradores da Terra Indígena Apucaraninha, Ivan Kaingang.

O evento é gratuito e aberto ao público. Haverá almoço e jantar no local, sem custos, e os interessados devem levar os próprios pratos e talheres. Também serão arrecadados levem alimentos que serão doados à comunidade Kaingang, como arroz, óleo, feijão e leite.

O secretário municipal de Cultura de Londrina, Bernardo Pellegrini, reforçou a importância do evento. “Os Jogos são um momento único de valorização e preservação da cultura indígena. Eles servem para unir a comunidade e fortalecer os laços de amizade e alegria em uma disputa criativa, justa e igualitária. É uma atividade mais que bem-vinda para este fim de ano”, afirmou.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.