“Amo a vida e dou muito valor a ela”, diz primeiro vencedor dos Jogos dos Transplantados

A manhã de sexta-feira (2/9) foi marcada por velocidade e emoção no Velódromo de Curitiba. Ao lado do Jardim Botânico, os atletas que participam da 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados disputaram a prova do ciclismo de pista.

A prova reuniu oito atletas transplantados (homens e mulheres) e o vencedor foi o curitibano Walmir Ruthes Júnior, o Walmir Piu, que já fez transplante de córnea três vezes.

Piu disse que se sente grato por ter conseguido realizar três vezes os transplantes e falou da importância de poder participar dos jogos.

“Estou muito feliz em poder vencer mais esta competição. A oportunidade que me deram eu não quero desperdiçar. Ainda vou participar das provas de natação e de corrida, quero aproveitar tudo o que eu puder. Eu amo a vida e dou muito valor a ela”, disse o campeão.

Sobre a doação de órgãos, Walmir defendeu a desmistificação do tema. “É muito importante tratar deste assunto com a sociedade, mesmo sendo um tema delicado, porque transplantes salvam vidas”, disse. Ele pretende levar essa mensagem para os estudantes nas escolas, como forma de disseminar a ideia.

Já o sul-mato-grossense Carlos Alberto Rezende, que fez transplante de medula óssea, completou a prova de ciclismo. Como acontece em todos os eventos dos quais ele participa, a emoção foi muito grande na chegada.   

“Todos nós que estamos aqui vivemos uma nova oportunidade que nos foi ofertada por um gesto de amor, que á a doação de órgãos. Eu agradeço muito ao meu doador, que hoje é um filho para mim, e peço para que todas as pessoas autorizem a doação de órgãos, isso pode salvar a vida de muitas pessoas”, disse Rezende.

Próximas competições

Ainda nesta sexta-feira a partir das 14h acontecem as disputas no tênis e no tênis de mesa.
Local: CEL Xaxim (Rua Ana Aparecida Lopos Canet, 4)

Sábado (3/9)
A partir das 8h30: provas da natação
Local: Clube da Gente de Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681)

A partir das 13h30: provas do Atletismo
Local: pista da UFPR (Centro Politécnico – Jardim das Américas)

Domingo (4/9)
A partir das 8h: credenciamento da corrida e caminhada. Largada às 9h
Local: Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205, Boqueirão)

Informações da PMC.