Após cinco dias de competições, Jogos da integração do Idoso terminam neste sábado

A festa de encerramento dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOS) acontece neste sábado (23), no Centro de Eventos, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Após cinco dias de muita competição, diversão e entretenimento, os Jogos chegam ao fim com uma cerimônia informal prevista para às 14 horas, sem presença de público.

Foto: Valdelino Pontes/AEN (arquivo)

Esta edição reuniu 32 municípios, representados por cerca de 1.200 participantes: 888 atletas e mais 312 pessoas, entre comissão técnica, professores e enfermeiros. Os Jogos são uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com apoio das prefeituras de Guaratuba e de Pontal do Paraná.

O diretor de Inovação da Superintendência do Esporte, Tiago Campos, informa que o encerramento contará com apresentações artísticas e a entrega de troféus às cidades participantes e de medalhas para todos os atletas.

“Os idosos foram os que mais sofreram com a pandemia porque não puderam sair e fazer atividade física. Foi gratificante ver o sorriso e a alegria deles nesses jogos”, disse Campos. “Todos os participantes desta edição, atletas, técnicos e profissionais, foram testados e vacinados com duas doses contra a covid-19, uma forma de trazer segurança a todos”.

Retomada

Os Jogos de Integração do Idoso fazem parte das ações de retomada do esporte no Paraná. Para garantir a segurança de todos, o evento não foi aberto ao público. Somente os participantes e autoridades puderam comparecer à abertura e poderão ir ao encerramento. “Estamos trabalhando com toda a segurança para trazer muita alegria, diversão e atividades físicas no Paraná”, afirmou Tiago Campos. 

Para aqueles que estão iniciando a prática nestas modalidades esportivas, o evento ofertou oficinas para ensiná-los como jogar. Para isso, os Jogos tiveram sede em dois municípios – Guaratuba, onde ocorreram as competições, e Pontal do Paraná, que abrigaram as oficinas.

Durante o primeiro dia do evento, a equipe realizou a avaliação física dos participantes, além da caminhada da saúde, de jogos de salão e de oficinas de ritmo. Para isso, foi oferecida uma capacitação aos profissionais de Educação Física que trabalham com idosos nos municípios do Paraná.

Nos demais dias houve competições de vôlei câmbio, vôlei praia, vôlei escuro, basquete relógio, peteca, xadrez, damas, dominó, tênis de mesa e handebol. Também contaram com uma programação especial com karaokê, baile à fantasia, festival de carteado, entre outras atividades, como apresentações de danças e circenses.

Sobre os Jogos

Os Jogos da Integração do Idoso iniciaram em Guaratuba, em 1995, como proposta do Governo do Estado. Já naquela época, tinham como objetivo estimular o lazer por meio de atividades esportivas adaptadas, recreativas, artísticas, socioculturais e de integração. Em 2019, o evento foi incluído nos Jogos Oficiais do Estado, com a participação de 15 municípios. Em 2021, foram 32 municípios.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.