Atletas de karatê da RMC são convocados para integrar a seleção brasileira no mundial na Eslovênia

Os caratecas, Suellen de Souza da Silva e Eduardo de Santi, moradores de Campina Grande do Sul, receberam na tarde da terça-feira (13), a convocação da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATÊ-DÔ TRADICIONAL – CBKT, para formar a equipe da Seleção Brasileira que irá disputar o Mundial de Karatê na Eslovênia entre os dias 09 e 22 de novembro.

Os atletas trouxeram medalhas de ouro e bronze, recentemente no Brasileiro de Karatê, realizado em Fortaleza – CE entre os dias 08 e 11 de setembro.

Colecionadora de títulos aos 34 anos e competindo desde os 14 anos, Suellen disputa a modalidade adulta do Karate-Dô Tradicional. Já Eduardo de Santi, de apenas 17 anos, subiu no ranking após conquistar três medalhas no Brasileiro.

Em busca de patrocínio

Ambos os atletas não possuem patrocinador fixo. Contudo, a possiblidade de representarem Campina Grande do Sul e o Brasil depende de patrocínio. São atletas gabaritados e com diversos títulos no ranking.

A carateca Suellen é bicampeã mundial, tricampeã panamericana, hexacampeã brasileira e multi-campeã paranaense. O jovem Eduardo de Santi, é vice-campeão brasileiro, campeão paranaense, campeão do sul-sudeste e já foi campeão da copa dos campeões do Paraná – 2019 e 3° lugar no brasileiro – 2019.

“Não sei se vamos”

“É um misto de alegria e tristeza. Feliz por ser convocada. Isso é fruto do trabalho físico e da orientação do Sensei Nelson Vagner de Santi. Porém, sem patrocínio não tenho certeza se irei. Temos um prazo para comprar as passagens, pois toda a seleção brasileira tem que embarcar junto” relata Suellen.

“Recebi a notícia com imensa motivação. Mas, sem patrocinador é pouco provável que eu vá no mundial” contou Eduardo que foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira.

Prata e bronze no Brasileiro

Suellen se destacou na etapa do Brasileiro realizada em Recife e trouxe para Campina Grande do Sul a medalha de prata conquistando o 2º lugar em Fukugo – categoria em que o atleta mostra o Kata (forma) e também o Kumitê (luta). A medalha de bronze foi conquistada em equipe com apresentação do Kata. Além de Suellen, o atleta campinense Eduardo de Santi, conquistou medalhas de ouro e bronze – 1º lugar em Kumitê em equipe, e, 3º em Kumitê individual júnior.

Agradecimento e apoio

De acordo com o professor de Karatê da Secretaria de Esporte, Sensei Nelson Wagner de Santi, os atletas merecem a convocação para a seleção brasileira. “São atletas dedicados e disciplinados e que tem todo mérito para essa convocação por todo esforço. Eles estão bem pontuados no ranking” enfatizou Wagner.

O secretário de esporte, Helton Colere, destaca a dedicação e o exemplo que os atletas representam no município. “A Suellen é vitoriosa e traz perante o esporte um exemplo de superação, seriedade e determinação. O Eduardo, com apenas 17 anos já recebe a primeira convocação para a seleção. Orgulho para nossa cidade. Contem sempre com nosso apoio” explicou.

Aulas de karatê

O município oferece aulas gratuitas de Karatê pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Atualmente cerca de 350 alunos participam diariamente das aulas que são ministradas nos núcleos da Secretaria, salão da Igreja Católica do Jardim Paulista e na Praça CEU.

Informações para se inscrever nas aulas de Karatê:

(41) 3676 8166 – Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de Campina Grande do Sul.

As informações são da Prefeitura de Campina Grande do Sul.