Barrichello fatura título e se torna campeão mais velho da história da Stock Car

São Paulo, 11 (AE) – Rubens Barrichello fez história neste domingo. O ex-piloto de Fórmula 1 chegou ao segundo título da Stock Car, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e se tornou o mais velho a ser campeão da categoria, aos 50 anos, seis meses e 18 dias de idade.

barrichello-campeao-stock-car
Foto: Reprodução/Instagram

É a segunda vez que o piloto da equipe Fulltime conquista o título da Stock Car. Ele já havia vencido na temporada de 2014. Em 2022, Rubinho venceu três etapas, sendo duas em Goiânia e uma em Santa Cruz do Sul. Em Interlagos, o piloto encerrou a corrida em lágrimas.

A etapa final da Stock foi decidida em duas corridas disputadas neste domingo, com quatro pilotos brigando pelo título. Um deles, Matías Rossi, deixou a disputa ainda na primeira prova, sem condições de chegar ao título. Daniel Serra, Gabriel Casagrande e Rubinho seguiram na luta pelo troféu da temporada.

O bicampeonato acabou caindo no colo do experiente piloto, com longa carreira na Fórmula 1, porque Serra abandonou a prova no início e Casagrande foi desclassificado. Rubinho, portanto, só precisou fazer a sua parte, completar a prova e festejar.

Neste domingo de sol em Interlagos, o título foi decidido logo no início da segunda corrida do dia. Uma batida tirou Serra da disputa e fez Rubinho rodar. Na relargada, Barrichello era 12º e Casagrande seguia entre as primeiras posições. A disputa logo foi resolvida após investigação apontar que foi Casagrande quem desencadeou o incidente. O campeão de 2021 foi punido.

A vitória na segunda corrida do dia ficou com Ricardo Maurício. Ele foi acompanhado no pódio por Nelsinho Piquet e César Ramos.

PRIMEIRA PROVA

Felipe Baptista conquistou a primeira vitória na Stock Car na corrida inicial da etapa deste domingo no Autódromo de Interlagos. Com apenas 19 anos, o piloto largou da pole position, a primeira de sua trajetória na competição, chegou a perder a posição, mas recuperou a ponta e segurou os finalistas Rubens Barrichello e Daniel Serra, que completaram o pódio.

Serra terminou em segundo lugar e assumiu provisoriamente a liderança do campeonato, esquentando a disputa com Rubinho, que era o primeiro colocado e só dependia de si para ser campeão. Gabriel Casagrande, também com chances de título, ficou em quarto lugar. O outro finalista, Matías Rossi, chegou a assumir a ponta, mas abandonou a corrida depois de bater na saída dos boxes.

Barrichello se manteve entre os cinco primeiros durante toda a prova. O desempenho de Daniel Serra, que conseguiu ultrapassar o concorrente na saída dos boxes, porém, ainda manteve a disputa em aberto.

Felipe Baptista largou na ponta, mas Rossi o ultrapassou. O argentino vinha como líder quando foram abertos os boxes. Na saída, ao sinal da equipe, Rossi acelerou, mas Denis Navarro encostava para a sua parada e os dois se chocaram.

Logo no momento da batida, Rossi já tirou o cinto de segurança e saiu do carro e preferiu abandonar a corrida. “Uma pena que aconteceu. Havíamos mudado os pneus. Minha equipe me liberou e entrou o carro do Denis Navarro, não vi ele. Queria sair o mais rápido possível para voltar, mas me choquei com Navarro. Agora é pensar o próximo ano.”

Antes disso, o safety car precisou entrar na pista quando Thiago Vivacqua bateu na barreira de pneus. Em seguida, Thiago Camilo e Gianluca Petecof também abandonaram a corrida.

Logo no começo da segunda corrida, um choque entre os carros tirou Daniel Serra da pista e da disputa do título. Barrichello quase parou, mas conseguiu retornar, no 12º lugar. Gabriel Casagrande, neste cenário, tinha vantagem. No recomeço da disputa, porém, Barrichello tinha vantagem de um ponto na classificação final.

Por Estadão Conteúdo

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.