A história do Botafogo pode mudar a partir deste sábado (24). O Glorioso comunicou oficialmente que entrou em acordo com o empresário John Textor para se tornar SAF (Sociedade Anônima do Futebol). A parceria entre a equipe carioca e o fundo administrado pelo norte-americano depende agora da formalização de trâmites jurídicos.
O acordo entre o Botafogo e John Textor foi revelado no início da tarde deste sábado (24). Pouco tempo depois, Pedro Mesquita, representante da XP Investimentos, revelou que clube e empresário assinaram um pré-contrato para dar início ao processo burocrático. A XP Investimentos auxiliou o Glorioso na captação de um investidor.
Presidente do Alvinegro, Durcesio Mello comemorou o negócio com o empresário norte-americano. Para o mandatário, a nova estrutura organizacional do futebol botafoguense pode fazer com que o Glorioso seja protagonista novamente.
“É com grande satisfação que anunciamos esse marco histórico no Botafogo. Um clube da nossa grandeza terá um parceiro de altíssimo nível para investir e criar as condições que nos possibilitem retomar o protagonismo no futebol brasileiro e mundial. Agora, iniciamos uma segunda etapa do processo, igualmente importante, antes da formalização da nova constituição jurídica. Agradeço a todos que se empenharam, de forma executiva e profissional, para esse momento. O torcedor alvinegro, que por anos esteve ao nosso lado mesmo em períodos de grandes dificuldades, está de parabéns pelo apoio incondicional e por acreditar no profissionalismo da gestão”, afirmou Durcesio Mello.
Segundo André Rizek, jornalista do canal SporTV, o Botafogo busca um aporte inicial de R$ 410 milhões para vender as ações da futura SAF – a diretoria do time carioca tem a expectativa de angariar um valor maior em relação ao obtido pelo Cruzeiro.