Boxe brasileiro amassa os adversários nos Jogos Pan-Americanos

Com a colaboração de COB

A equipe de boxe do Brasil segue amassando os adversários nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Nesta terça-feira, 24, no Centro de Treinamento Olímpico, Abner Teixeira (+92kg), Carol Almeida (50kg), Tatiana Chagas (54kg), Bárbara Santos (66kg), Viviane Pereira (75kg) e Michael Douglas Andrade (51kg) venceram suas lutas, se classificaram para as semifinais e garantiram pelo menos o bronze do torneio.

boxe-brasileiro-jogos-pan-americanos
Foto: Rafael Bello/COB

Assim, a equipe brasileira voltará para casa com, no mínimo, nove medalhas. Na última edição dos Jogos Pan-americanos, em Lima 2019, o Brasil conquistou um total de seis medalhas no boxe.

Na segunda-feira, Keno Marley (92kg), Luiz Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg) já haviam conquistado suas vagas nas semis e garantido medalhas. Até agora, o boxe brasileiro venceu 17 de 18 combates em Santiago 2023. Nesta terça, todos os pugilistas brasileiros que entraram no ringue venceram seus duelos.

O excelente começo traz confiança à comissão técnica da equipe. “Em Lima ficamos atrás de Estados Unidos e Cuba, mas pelo que estou vendo aqui até agora nós vamos brigar por uma posição melhor. O número de medalhas já superou em muito Lima. Agora, vamos qualificar as medalhas e conquistar as vagas olímpicas”, disse Mateus Alves, treinador chefe do boxe brasileiro.

Na primeira luta com brasileiros do dia, o medalhista olímpico Abner Teixeira (+92kg) não tomou conhecimento do mexicano Javier Hernandez e venceu por unanimidade. Abner não lutava oficialmente desde maio.

“Foi bom para tirar a ferrugem e pegar ritmo. Eu estava muito tranquilo, consegui ouvir bem o meu corner e fiz tudo o que me pediram. Em nenhum momento eu tive dúvidas de que venceria. Sabia que estava na frente e foi só usar a minha experiência e levar o resultado pra casa”, disse Abner, que conquistou o bronze em Lima, em 2019. “O bronze pan-americano eu já tenho, agora vou atrás de uma medalha melhor e, principalmente, da vaga olímpica”, disse o pugilista paulista.

Se Abner Teixeira já tem uma medalha pan-americana, Tatiana Chagas (+54kg) chegou a Santiago querendo a sua. No Chile, Tati faz a estreia em Jogos Pan-americanos aos 31 anos. Nesta terça, a pugilista baiana não se intimidou e derrotou Helen Palacios, do Equador.

“No primeiro round eu queria sentir a luta, como ela iria reagir, se viria pra cima. Então fui muito cautelosa. A partir do segundo eu já decidi antecipar os golpes dela para ver o que aconteceria. Funcionou, eu comecei a dominar a luta e esperar o tempo passar para garantir a medalha”, disse Tati. “É bom garantir logo uma medalha, mas eu quero a vaga olímpica. Estou muito confiante”, disse a brasileira.

Nas outras lutas do dia, Carol Almeida derrotou Yulliet Asprilla, do Panamá; Bárbara Santos venceu a dominicana Maria Hernandez; Viviane Pereira superou Kimberly Gittens, de Barramas; e Michael Douglas Andrade foi superior a Keyberth Soloranzo, da Venezuela.

Nesta quarta-feira, dia 25, serão realizados mais três combates com atletas do Brasil pelas quartas-de-final do torneio de boxe. A medalhista olímpica Beatriz Ferreira (60kg) enfrenta Pamela Valdivia, da Costa Rica; Jucielen Romeu (57kg) encara Daisy Hoang, do Peru, e Yuri dos Reis (63,5kg) tem pela frente Samuel Cabrales. Caso vença as três lutas, o Brasil garantirá 12 medalhas no torneio de boxe dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

Os Jogos Pan-Americanos 2023 distribuem vagas para Paris 2024 no boxe. São duas vagas por categoria de peso, com exceção do 57kg e 60kg femininos, que garantirão quatro cotas. Todos os nove brasileiros semifinalistas até aqui estão a uma vitória da vaga olímpica.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa