Se os brasileiros já não veem a seleção brasileira de futebol com tanto orgulho há mais de 20 anos, especialmente desde 2002, data da conquista da última Copa do Mundo, no futsal o cenário é diferente. Mesmo que o esporte não seja tão popular assim no país, o que os números mostram é um crescimento relevante.
Além disso, desde os verdadeiros presentes que Falcão entregou em quadra por mais de 10 anos de atuação, a modalidade também ganhou outro destaque no Brasil. Mas, o que passa despercebido por muita gente é um pequeno grande detalhe: a camisa verde e amarela é simplesmente a mais vencedora do planeta e dificilmente perderá esse título nos próximos anos. Porém, quais são os números que comprovam isso?
A vitória na Copa do Mundo 2024
Se o brasileiro estava com saudade de sentir o gostinho de levantar uma taça mundial, é o time de futsal comandado pelo melhor jogador do mundo em 2024, Pito, que chegou mais perto de ajudar nisso.
Foram 12 anos de espera para que o Brasil voltasse, com total favoritismo considerado por especialistas e pelas próprias odds de casas de apostas Brasil, a conquistar a Copa do Mundo de Futsal. Mas, na prática, todos esses anos significam apenas 2021 e 2016, as duas edições anteriores, sem vencer.
Histórico na Copa do Mundo
Entretanto, analisando o histórico do time na competição, essas duas vezes sem vencer podem realmente até parecer preocupante para alguns:
- A seleção é a maior vencedora das únicas quatro que já conquistaram a taça, com seis títulos. Em seguida está a Espanha, com dois, e Argentina e Portugal com um.
- Vale considerar que essa contagem (seis) é apenas dos Mundiais disputados pela FIFA. Com a contagem do torneio extinto e análogo à Copa do Mundo, que era organizado pela FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão), a vantagem seria ainda maior, de oito.
- Desde 1989, data da primeira Copa do Mundo de Futsal, o Brasil ficou apenas 1 vez sem vencer duas competições seguidas. 2021 e 2016 foi a segunda vez que isso aconteceu.
- Logicamente, caso não vencesse a edição de 2024, ficaria, pela primeira vez, sem levantar a taça por três vezes seguidas.
Mais evidências do domínio do Brasil no futebol de salão
Se o domínio expressivo na Copa do Mundo não é suficiente para convencer os mais exigentes, vale a pena apresentar outros números surpreendentes do Brasil:
- O império brasileiro na América do Sul — as únicas duas seleções que revezam entre si a taça de campeões da Copa América de Futsal são Brasil e Argentina. Entretanto, a verde e amarelo tem 11 títulos, enquanto os hermanos têm três.
- Os melhores times de futsal do mundo — o Brasil vive, no futsal, um cenário semelhante às décadas passadas, nas quais os grandes craques do mundo no futebol de campo continuavam a atuar pelos clubes brasileiros. Clubes como Carlos Barbosa, Sorocaba (Magnus Futsal) e Atlântico integram os vencedores da Copa Intercontinental, o “Mundial de Clubes” do futebol de salão.
- Melhores jogadores de futsal do mundo — mesmo com a presença histórica do português Ricardinho, que ganhou seis vezes o prêmio de melhor jogador, sendo cinco dessas seguidas (2014 a 2018), o país que tem mais vitórias nessa premiação é o Brasil. Além das quatro vitórias de Falcão, o que mais venceu no país, os jogadores brasileiros já receberam esse título mais oito vezes. O Brasil segue na frente com esses 12 prêmios, sendo Portugal o segundo, com sete, e Espanha em terceiro, com três. Itália e Rússia seguem com 1, por último.
O Brasil vai muito além de Falcão, o rei do futsal
Tudo isso mostra que, sem dúvidas, o domínio do Brasil vai muito além dos momentos protagonizados por Falcão, o rei do futsal e o jogador que mais conseguiu transpor a bolha do esporte para se tornar um ídolo nacional.
E claro, isso vai muito além de um orgulho nacional, sendo um fato consumado internacionalmente. Esse nome, portanto, não pode ficar de fora entre as razões para afirmar o reinado dos brasileiros no esporte, como acontece, por exemplo, com o próprio Pelé nos gramados.
Falta valorização? O papel do futsal no Brasil
O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil e um excelente terreno de formação para jogadores de campo. Entretanto, será que lhe falta valorização? O fato de muitos brasileiros não terem noção de como o país é ainda mais dominador nesse esporte que nos gramados pode mostrar algo nesse sentido.