Canadá vence EUA no futebol feminino e vai à final olímpica contra Suécia

TÓQUIO (Reuters) – O Canadá derrotou os Estados Unidos, atual campeão mundial no futebol feminino, por 1 x 0 nesta segunda-feira, avançando para a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio contra a Suécia.

REUTERS/Edgar Su

O gol das canadenses, que eliminaram a seleção brasileira nos pênaltis nas quartas de final, foi marcado por Jessie Fleming, de pênalti, aos 30 minutos do segundo tempo.

Na disputa pela medalha de ouro, o Canadá enfrentará a Suécia, que derrotou a Austrália por 1 x 0 graças a um gol de Fridolina Rolfo no começo do segundo tempo. As suecas voltam à decisão após a medalha de prata na Rio 2016.

O momento crucial em um jogo com poucas oportunidades entre Canadá e EUA ocorreu em lance da norte-americana Tierna Davidson com Deanne Rose. Após revisão do vídeo, uma penalidade foi marcada.

A veterana atacante canadense Christian Sinclair inicialmente tinha a bola em suas mãos, mas Fleming assumiu a responsabilidade e manteve a calma para acertar a cobrança.

Os EUA, favoritos à conquista da medalha de ouro, chegaram perto do empate quando Carli Lloyd acertou a trave em um cabeceio, mas o Canadá se manteve firme e vai disputar sua primeira final olímpica.

As norte-americanas venceram o torneio olímpico de futebol feminino quatro vezes e não eram derrotadas pelo Canadá há mais de 20 anos. É apenas a quarta vez que o Canadá vence seus vizinhos em 62 confrontos.

“Foi muito tempo para vencer essas meninas”, disse Fleming. “Queremos sair com o ouro agora, mas é muito especial para nós colocar nossa bandeira no mapa.”

(Reportagem de Simon Evans)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH710MV-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.