Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Campeã brasileira em ciclismo fala sobre expectativa para os Jogos Universitários Brasileiros

Ciclista fala sofre expectativa para o JUBs

Maringá vai receber entre os dias 4 a 11 novembro a 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Dos 4 mil atletas que vão competir nos jogos, está a Bruna Lie Adati Lenartowicz, de 18 anos, que vai representar a Cidade Canção no Ciclismo.

Conheça a trajetória da Atleta

Estudante do primeiro ano de Enfermagem, na Unicesumar, Bruna descobriu o ciclismo em 2014, com a ajuda da mãe. ‘’Minha mãe ia caminhar na Vila Olímpica e via o pessoal treinando. Como estava de férias, sem fazer nada, ela insistiu para que eu viesse pedalar. Tinha uns treze anos na época ’’, relatou. A primeira medalha veio logo aos 14 anos, fator que ajudou a jovem a criar gosto pelo esporte. ‘’Com incentivo dos meus pais e dos meus amigos, fui conquistando muitas vitórias e cheguei aonde estou’’, ressaltou a atleta.

Bruna confessa que no começo teve vergonha de ir sozinha aos treinamentos, por isso levou uma amiga para treinar junto. “Eu comecei na escolinha, Clube do Ciclismo, bem devagarzinho e fui pegando gosto. ’’. A estudante de enfermagem destaca a ajuda dos amigos para conseguir os equipamentos de treino. ‘ Os equipamentos dos ciclistas são muito caros. Então, eles foram me ajudando aos poucos. ’’, frisou.

Em apenas quatro anos como ciclista, Bruna Lie Adati Lenartowicz já conquistou alguns títulos importantes na categoria juvenil. Entre eles, o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Velocidade, conquistado no ano passado. “Quando comecei, não esperava me tornar uma atleta de nível nacional ’’. Neste final de semana, a atleta viaja para Curitiba, onde vai competir pelo Campeonato Paranaense, título que a jovem também conquistou em 2017.

O campeonato estadual é a competição que antecede os jogos universitários. A ciclista acredita que competir na capital serve como experiência para encarar o desafio dos JUBs. “Assim como nos Jogos Universitários, lá eu vou competir com atletas de elite. ’’, relatou Bruna.

Sobre a expectativa de competir em casa nos JUBs, a maringaense diz que a competição vai dar bagagem para as competições de 2019, na categoria adulta. “Esse é meu último ano como juvenil, competindo com pessoas da minha idade. Ano que vem, vou para categoria adulta, então, todas essas competições vão me dar experiência”.

Clube do Ciclismo de Maringá

Bruna Lie Adati Lenartowicz foi revelada pelo projeto de iniciação, Clube do Ciclismo de Maringá, que atende crianças a partir dos 10 anos.

De acordo com Carlos Roberto Martineli, técnico da Bruna, o projeto é voltado para introduzir novos jovens no esporte. ‘’A Bruna é fruto desse projeto. Vários alunos, assim como ela já estão nesse estágio de transição de categoria juvenil, para adulta. ’’, ressaltou o treinador.

O programa Clube do Ciclismo atende de segunda, quarta e sexta-feira, a partir das 18h.

Colaboração Guilherme Fortunato