Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Foz do Iguaçu e Cascavel serão interligadas por ciclovia em incentivo ao Ecoturismo

A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. (Foto: Divulgação) - Foz do Iguaçu e Cascavel serão interligadas por ciclovia
A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. (Foto: Divulgação)

Uma ideia lançada na gestão do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), José Torres Sobrinho começa a ganhar corpo e simpatizantes em toda a região.

É a criação de uma ciclovia às margens do Parque Nacional do Iguaçu no trajeto entre Cascavel e Foz do Iguaçu. Com 160 quilômetros de extensão, ela percorreria, a partir de Céu Azul, a antiga estrada de Guarapuava, que durante muitas décadas no início do processo de colonização, ligava a região Central ao Extremo-Oeste do Paraná.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Muito mais do que uma ciclovia para incentivar a prática do esporte, a obra passaria a ser um símbolo da integração entre Cascavel e Foz e de todo o Oeste, conforme Torres.

Inicialmente, a proposta era de levar a ciclovia de Cascavel a Espigão Azul. O ex-presidente apresentou a sugestão ao então secretário estadual de Esportes, Evandro Roman (hoje deputado federal), que sugeriu uma alteração de rota, de Cascavel a Céu Azul e, com isso, captar recursos do Parque Nacional. Depois, em novas reuniões e com o envolvimento de ciclistas, o percurso defendido passou a ser de Cascavel a Foz.

“Além de tudo isso, a ciclovia seria uma ferramenta de estímulo ao ecoturismo, à gastronomia regional e à proteção do meio ambiente”, complementa o atual presidente da Acic Alci Rotta Júnior.

O projeto é difundido pela associação comercial e já foi apresentado a diretores da Itaipu, que se mostraram bastante receptivos e animados com a proposta. Há simpatia também da Fecomércio.

Colaboração: Portal AN6