Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Van Avermaet mantém liderança da Volta da França após primeira etapa nos Alpes

- Van Avermaet mantém liderança da Volta da França após primeira etapa

A Volta da França foi retomada nesta terça-feira, após um dia de folga, com a disputa da primeira etapa montanhosa da edição de 2018. E quem se deu bem foi o francês Julian Alaphilippe, que venceu a disputa entre Annecy e Le Grand-Bornand, com percurso de 158,5 quilômetros. Mas não ameaçou o belga Greg Van Avermaet, que permanece na liderança da principal prova do ciclismo mundial depois da disputa do décimo estágio.

O trajeto percorrido e vencido por Alaphilippe, da equipe Quick-Step, passou pelo Lago Annecy e incluiu quatro grandes subidas nos Alpes, antes da descida para Le Grand-Bornand. E foi concluída pelo francês em 4h25min27. Assim, o ciclista da "casa" assegurou a terceira vitória da Quick-Step nesta edição da Volta da França.

Alaphilippe conseguiu seu primeiro triunfo na história da prova após atacar na terceira subida, depois aumentando a sua vantagem antes da descida final. "Eu não tenho palavras. Conseguir uma vitória na Volta da França era um sonho para mim. Tudo passou pela minha cabeça, todo o trabalho, minha família", disse.

Van Avermaet ocupa a primeira posição da Volta da França desde a conclusão da terceira etapa. Campeão olímpico nos Jogos do Rio, em 2016, o belga foi o quarto colocado na disputa desta terça, a 1min44 de Alaphilippe, e também a dez segundos do espanhol Ion Izagirre Insausti e a seis do estoniano Rein Taaramäe.

E esse desempenho foi suficiente para ele ter uma dianteira de 2min22 para o britânico Geraint Thomas, companheiro de equipe e compatriota de Chris Froome, o atual campeão da Volta da França. O espanhol Alejandro Valverde, da Movistar, assumiu a terceira posição, com uma desvantagem de 3min10. E o dinamarquês Jakob Fuglsang, da Astana, está a 3min12.

Após se recuperar do furo de um pneu na segunda subida, na primeira estrada de terra utilizada na Volta da França desde 1987, Froome está a 3min21 de Van Avermaet, na sexta posição, tendo terminado esta etapa no mesmo ritmo de Thomas e de outros candidatos ao título da prova.

Enquanto Van Avermaet segue na frente na classificação geral, a camiseta verde, destinada ao maior pontuador, continua com o eslovaco Peter Sagan. A Movistar assumiu a liderança entre as equipes, assim como Alaphilippe agora é o melhor montanhista e o francês Pierre Latour passou a ocupar a primeira posição entre os jovens.

Após a primeira de três etapas nos Alpes, o próximo estágio, o 11º da Volta da França, nesta quarta-feira, ocorrerá entre Albertville to La Rosière, com um percurso de 108,5 quilômetros.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo