Clubes fazem tentativa tardia de ter mais controle da Liga dos Campeões

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) – Os principais clubes da Europa estão fazendo uma tentativa tardia de obter mais controle sobre o negócio e a administração da Liga dos Campeões em troca de apoiar as reformas que a Uefa planeja para a competição.

Troféu da Liga dos Campeões da Uefa em Nyon, na Suíça

No cerne das conversas mais recentes está o papel de uma empresa conjunta criada pela Uefa e os times para lidar com os direitos comerciais, de transmissão e de marketing do torneio.

Existe um consenso amplo sobre os planos da Uefa para expandir a Liga dos Campeões para 36 clubes a partir de 2024 e para mudar a fase de grupos incluindo mais 100 jogos e deixando de lado as chaves atuais com quatro times cada para dar lugar a uma tabela única de classificação para a fase de mata-mata.

A Uefa esperava contar com um assentimento em princípio dos planos na reunião do comitê executivo nesta quarta-feira, antes de uma votação oficial no mês que vem.

Mas a Associação de Clubes Europeus (ECA), que representa 246 times da Europa e é comandada por Andrea Agnelli, presidente da Juventus, agora diz que quer abordar a estrutura de governança para a competição antes de aprovar o acordo.

O plano da Uefa foi produzido com um pano de fundo de reportagens sobre uma Super Liga dissidente administrada pelos principais times sem o envolvimento da entidade que comanda o futebol europeu.

Os clubes pressionam para ter um papel que vá muito além de aconselhar a Uefa. Na noite de terça-feira, o executivo da ECA disse não estar disposto a endossar os planos da Uefa “no isolamento”.

(Por Simon Evans)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH2U1B9-VIEWIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.