Com ajuda do Corinthians, Palmeiras avança às quartas do Paulistão

As oito partidas da 12ª e última rodada da fase de grupos do Paulistão foram realizadas na tarde deste domingo (9), definindo o último classificado e o último rebaixado. Com vitória por 3 a 0 diante da Ponte Preta, o Palmeiras contou com a derrota do Novorizontino para o Corinthians para garantir vaga nas quartas de final. Na parte inferior da tabela, o Santos venceu o confronto direto com o São Bento, se livrou da queda e rebaixou o adversário.

Ciente da importância do jogo, o Palmeiras impôs seu ritmo desde o começo da partida, realizada no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Abriu boa vantagem no primeiro tempo, com gols de Gustavo Scarpa e Willian, e ampliou na etapa final com Wesley. Com o resultado, o Palmeiras alcançou 21 pontos e termina a primeira fase na segunda colocação do Grupo C. A Ponte Preta, que já não tinha chances, ficou em terceiro do Grupo B com 13 pontos.

A classificação do Palmeiras só foi possível graças a outro resultado: a derrota do Novorizontino para o Corinthians por 2 a 1. Na Neo Química Arena, em São Paulo, os donos da casa abriram o placar com Fábio Santos, de pênalti, no primeiro tempo. Na etapa final, Douglas Baggio, também de pênalti, empatou, mas logo depois Luis Mandaca garantiu a vitória ao Corinthians. O time de Novo Horizonte terminou em terceiro lugar do Grupo C com 19 pontos, enquanto o Corinthians, que já estava garantido na liderança do Grupo A, terminou com 25.

Do outro da tabela, Santos e São Bento fizeram um jogo nervoso, pois quem vencesse se livraria da queda e rebaixaria o adversário. Jogando em casa, na Vila Belmiro, o Santos levou a melhor e venceu por 2 a 0, com gols de Lucas Braga e Kaio Jorge, no fim do primeiro tempo. Com isso, chegou a 13 pontos e terminou na terceira colocação do Grupo B e na 13ª posição na classificação geral. O time de Sorocaba, lanterna (4º) do Grupo B com nove pontos, foi rebaixado na 15ª e penúltima posição geral junto com o São Caetano (16º), que já havia caído.

Nas outras partidas, São Paulo e Mirassol já entraram classificados e empataram por 1 a 1, mesma situação de Inter de Limeira e Guarani, jogo que terminou com vitória do time de Limeira por 1 a 0. Outros dois que já estavam garantidos eram Ferroviária, que venceu o São Caetano por 3 a 0, e Red Bull Bragantino, que empatou com o Botafogo por 1 a 1. Ituano e Santo André, estes já sem chances de classificação, completaram a rodada com vitória do time do ABC por 1 a 0.

As quartas de final, realizadas em jogo único, são formadas pelo chaveamento do primeiro e segundo colocados de cada grupo. O Troféu do Interior garante presença do nono ao 14º colocado na classificação geral, exceto os três times da capital e o Santos. Todas as datas, além da fórmula de disputa do Troféu do Interior, serão definidas em Conselho Técnico, marcado para segunda-feira (10), às 10h.

Confira os jogos das quartas de final (times à esquerda realizam o jogo como mandantes)

  • Corinthians x Inter de Limeira
  • São Paulo x Ferroviária
  • Red Bull Bragantino x Palmeiras
  • Mirassol x Guarani

Confira os resultados da 12ª rodada:

  • Botafogo 1 x 1 Red Bull Bragantino
  • Corinthians 2 x 1 Novorizontino
  • Inter de Limeira 1 x 0 Guarani
  • Ituano 0 x 1 Santo André
  • Mirassol 1 x 1 São Paulo
  • Ponte Preta 0 x 3 Palmeiras
  • Santos 2 x 0 São Bento
  • São Caetano 0 x 3 Ferroviária