Comissão de Arbitragem inicia treinamentos para implementação do VAR nas Série B, C e D

A Comissão de Arbitragem da CBF iniciou nesta semana um treinamento, em São Paulo, para instruir os profissionais como árbitros de vídeo (VAR). A capacitação tem como foco preparar o grupo para trabalhar nas partidas das Séries B, C e D, que terão o acompanhamento da tecnologia ainda nesta temporada.

A primeira fase do curso preparatório para a arbitragem está em andamento e contempla um treinamento teórico e instrumental de familiarização com a tecnologia. Nas próximas semanas, o grupo avançará para a próxima etapa de preparação com atividades práticas simuladas nos campos de treinamento de Águas de Lindoia, em São Paulo.

No último mês de julho, a entidade definiu que as 190 partidas do segundo turno da Série B terão a presença do árbitro de vídeo. As fases finais das Séries C e D também contarão com o recurso, totalizando 26 e 14 jogos, respectivamente.

A entidade contará também com a utilização do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), no Rio de Janeiro, que possibilita otimizar toda a operação do árbitro de vídeo. Ao fim de 2021, serão 651 jogos com a ferramenta implementada em competições da CBF.