A Argentina é o berço de um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos: Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial e uma das lendas do esporte. No entanto, desde Gaston Mazzacane (2001), o país não contava com um representante na principal modalidade de esportes a motor do planeta.
Isso mudou em 2024, com Franco Colapinto, piloto argentino de 21 anos que vai substituir o americano Logan Sargeant, demitido pela Williams por não apresentar os resultados esperados.
Com isso, Colapinto assume a vaga pelo menos até o fim da temporada atual. Ele conseguirá ter sucesso na missão? Se você gosta de fazer previsões, veja como apostar na formula 1.
Além de integrar a academia de formação de pilotos da Williams, o argentino também era piloto titular da MP Motorsport na Fórmula 2. Agora, o rapaz que deixou seu país natal aos 14 anos, terá pela frente o maior desafio de sua carreira.
Demissão de Sargeant
A decisão de demitir Logan Sargeant teve como base o seu desempenho abaixo do esperado. O americano fez sua estreia pela Williams no GP da Austrália de 2023 e, desde então, somou apenas 1 ponto.
Mas a gota d’água foi a batida de Sargeant durante o terceiro treino livre do GP dos Países Baixos. O piloto acabou perdendo o controle do carro, que atingiu um muro e pegou fogo.
O anúncio da decisão da Williams foi feito na última terça-feira (27). Inicialmente, a equipe inglesa analisou a possibilidade de contratar alguém, mas acabou optando por promover Franco Colapinto.
Americano emite nota
Em seu próprio aplicativo, Logan Sargeant chegou a emitir uma nota após a demissão da Williams. A mensagem, porém, acabou sendo apagada posteriormente.
De todo modo, o conteúdo já está circulando em portais especializados. Na nota, o americano agradece à equipe inglesa pela oportunidade.
“Pilotar um carro de F1 pela primeira vez em Abu Dhabi foi a experiência de uma vida, enquanto me tornar o primeiro americano a pontuar em 30 anos em Austin na temporada passada, foi um momento realmente especial”, disse.
Na sequência, ele destacou que se sente orgulhoso de ter representado uma “equipe tão histórica”.
“Por enquanto, vou levar um tempo para avaliar minhas opções, antes de fazer um anúncio sobre meu futuro no devido tempo. Obrigado”, finalizou o americano.
Pilotos argentinos na Fórmula 1
Com a confirmação de Franco Colapinto como novo piloto da Williams, a Argentina chega ao seu 23º representante na história da F1. Confira a lista:
- Juan Manuel Fangio
- Jose Froilán Gonzalez
- Onofre Marimón
- Roberto Mieres
- Oscar Galvez
- Carlos Menditeguy
- Adolfo Schwelm Cruz
- Pablo Birger
- Jorge Daponte
- Clemar Bucci
- Jesús Iglesias
- Alejandro de Tomaso
- Nasif Estéfano
- Roberto Bonomi
- Alberto Larreta
- Ricardo Zunino
- Miguel Ángel Guerra
- Carlos Reutemann
- Oscar Larrauri
- Norberto Fontana
- Esteban Tuero
- Gaston Mazzacane
- Franco Colapinto