Conmebol agradece Bolsonaro e CBF por “abrir portas” do Brasil para Copa América

Por Gabriel Araujo

REUTERS/Sergio Moraes

SÃO PAULO (Reuters) – A Conmebol agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por “abrir as portas” do Brasil para a realização da Copa América deste ano, após a Argentina desistir de organizar o evento em meio à pandemia de Covid-19.

Segundo a Confederação Sul-Americana de Futebol, Bolsonaro apoiou “de imediato” a intenção de se disputar o torneio no país.

“A Conmebol agradece ao presidente Jair Bolsonaro e sua equipe, assim como à Confederação Brasileira de Futebol, por abrir as portas do país ao que hoje em dia é o evento esportivo mais seguro do mundo”, afirmou a entidade em publicação no Twitter.

Na sequência, em nota publicada em seu site, a Conmebol acrescentou que, durante o processo que definiu o Brasil como sede do torneio, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, consultou o mandatário da CBF, Rogério Caboclo, sobre o assunto. Caboclo, por sua vez, entrou em contato com Bolsonaro, que “apoiou a iniciativa de imediato”.

A Conmebol disse ainda que a realização da Copa América no país contou com aval dos ministérios da Saúde, Casa Civil e Relações Exteriores, bem como da Secretaria Nacional de Esportes.

“O governo do Brasil demonstrou agilidade e capacidade de decisão em um momento fundamental para o futebol sul-americano”, disse Domínguez no comunicado.

“O Brasil vive um momento de estabilidade, tem infraestrutura comprovada e experiência acumulada e recente para organizar uma competição desta magnitude”, acrescentou o presidente da Conmebol.

O Brasil possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, e a terceira maior contagem de casos, abaixo dos EUA e da Índia, tendo registrado até o momento 16.515.120 infecções pelo coronavírus e 461.931 mortes em decorrência da doença.

Especialistas têm alertado para a possibilidade de um novo recrudescimento da epidemia no país diante da retomada de atividades econômicas.

Na última semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disse que, mantidas as tendências recentes de alta, seu modelo sinaliza uma nova elevação do número médio de óbitos, para um patamar em torno de 2.200 por dia.

A Copa América estava inicialmente programada para ocorrer na Colômbia e Argentina entre 13 de junho e 10 de julho.

No entanto, a Colômbia foi retirada da organização na semana passada, em meio a uma onda de protestos contra o governo no país, e no domingo a Conmebol anunciou que a Argentina, castigada por uma nova onda de Covid-19, também não sediaria a competição.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.