Dois atletas afegãos chegam a Tóquio para os Jogos Paralímpicos

TÓQUIO (Reuters) – Dois atletas afegãos chegaram a Tóquio neste sábado para competir nas Jogos Paralímpicos de 2020 depois que um deles fez um apelo em vídeo pedindo ajuda para deixar Cabul para participar da competição.

Zakia Khudadadi, uma atleta de taekwondo, e Hossain Rasouli, do atletismo, foram evacuados da capital afegã há uma semana e pousaram em Tóquio em um vôo de Paris, disse o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) em um comunicado.

Ambos foram testados para Covid-19 antes de serem levados para a vila dos atletas.

Os dois deveriam chegar a Tóquio em 17 de agosto, mas não puderam deixar o Afeganistão depois que o Taliban assumiu o poder, fazendo com que milhares de pessoas corressem para o aeroporto de Cabul em uma tentativa de fugir do país.

“Eu peço a todos vocês, enquanto mulher afegã e como representante das mulheres afegãs, que vocês me ajudem”, disse Khudadadi em seu apelo em vídeo, que foi enviado à Reuters pelo Comitê Paralímpico do Afeganistão.

As autoridades paralímpicas haviam dito inicialmente que os atletas afegãos não poderiam comparecer aos Jogos, que começaram em 24 de agosto, prometendo ajudá-los a participar dos próximos Jogos em 2024, em Paris.

Por Tim Kelly

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.