Eliminatórias Copa do Mundo: FIBA define horário dos jogos do Brasil diante do Chile

A FIBA divulgou nesta terça-feira (9) os horários dos jogos do Brasil na primeira janela das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023, no Japão, Indonésia e Filipinas. A Seleção Brasileira faz dois jogos diante do Chile, primeiro no dia 26 de novembro, sexta-feira, às 18h10, e um dia depois, no sábado, 27, às 19h10, ambos na Arena Obras Sanitarias, em Buenos Aires, na Argentina, em formato de bolha.


Gustavo De Conti, também treinador do Flamengo, fechou sua primeira lista com a presença de nomes como Yago, Georginho, Benite, Rafa Luz, Lucas Dias, Bruno Caboclo e Lucas Mariano, e também traz novidades como o armador Elinho, os alas Gui Deodato e Gabriel Jaú, o ala/pivô Timothy Soares e o retorno do também pivô Cristiano Felício, e do ala Rafael Mineiro. Ao todo, 13 jogadores foram chamados por De Conti.

O Brasil se apresenta no dia 21 de novembro, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para viagem e treinos em Buenos Aires. A estreia será no dia 26, contra o Chile. No dia seguinte, os países voltam a se enfrentar, fechando a primeira janela da FIBA para as Eliminatórias da Copa do Mundo do Japão, Filipinas e Indonésia. As transmissões ainda serão divulgadas pela FIBA. O retorno para o Brasil será no dia 28.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar em 2022 no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia. A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema das Eliminatórias

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Convocação

Armadores

  • Yago – Flamengo-RJ
  • Rafa Luz – Bilbao-ESP
  • Elinho – São Paulo-SP

Alas/Armadores

  • Vitor Benite – Burgos-ESP
  • Georginho – SESI Franca-SP

Alas

  • Gui Deodato – Minas-MG
  • Rafa Mineiro – Flamengo-RJ
  • Gabriel Jaú – Bauru Basket-SP

Alas/pivôs

  • Lucas Dias – SESI Franca-SP
  • Bruno Caboclo – São Paulo-SP
  • Timothy Soares – Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs

  • Lucas Mariano – SESI Franca-SP
  • Cristiano Felício – Ratio Ulm-GER
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.