Equipes de espada feminina e masculina se classificam para Pan-Americano Santiago 2023

O Brasil contará com as equipes dos dois naipes de espada nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. A classificação dos times veio no último dia do Campeonato Pan-Americano de Esgrima, em Assunção, no Paraguai, nesta quarta-feira, dia 8. Os rapazes conseguiram a última vaga em disputa, terminando em sétimo lugar, e as mulheres acabaram em sexto.

Foto: Augusto Bizzi/FIE.

Os duelos individuais e por equipes do Campeonato Pan-Americano Adulto foram realizados desde a última sexta-feira (3), no Parque Olímpico de Assunção. Todos os times brasileiros, nas três armas, garantiram vagas para o evento multiesportivo de 2023.

Elas foram as primeiras a assegurarem o lugar por equipe em Santiago. O time formado por Amanda Netto Simeão, Bianca Dantas, Renata Zettermann e Tabea Alves logo na primeira disputa encarou as venezuelanas, que saíram vencedoras do combate por 45 a 22. As adversárias conquistaram a prata na competição.

Fora do quadro principal, as brasileiras cruzaram com a Costa Rica na primeira etapa pelo quinto lugar. Venceram por 45 toques contra 37 e desafiaram o México no duelo seguinte, na efetiva decisão pela quinta colocação. Acabaram superadas em 45 a 29 mas, mesmo derrotadas, conquistaram a vaga por equipes nos Jogos Pan-Americanos.

Equipe masculina

Mais tarde, foi a vez de Athos Schwantes, Alexandre Camargo, Leopoldo Gubert e Nicolas Ferreira garantirem sua ida ao Chile, em 2023. No quadro de 16, o quarteto encarou o México, vencendo por apertados 45 a 42. Depois, no quadro de 8, tiveram pela frente os Estados Unidos, que superaram os brasileiros por 45 a 39, em um bom jogo.

Na disputa entre o 5º e o 8º lugar, os brasileiros inicialmente enfrentaram Cuba. Foram derrotados por apenas um toque, 38 a 37, forçando uma vitória no duelo seguinte para carimbar o passaporte para o Pan. E ela veio contra o Panamá, por 45 a 27, resultado que também valeu a sétima colocação aos espadistas do Brasil.


Informações da CBE.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.