Estudante cria aplicativo que ajuda profissionais de Enfermagem

O estudante Cristiano Walter de Farias, do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) criou um aplicativo chamado Enfermeiro de Bolso, que tem o objetivo de incentivar e facilitar o acesso ao conhecimento científico na área da Saúde para os profissionais de enfermagem.

Foto SETIPR

O projeto surgiu da necessidade de disponibilizar conteúdo atualizado e gratuito para estudo e consulta, de forma rápida e prática. A ferramenta foi lançada no segundo semestre de 2020 e já soma mais de 20 mil downloads. É possível utilizar o aplicativo de forma off-line, ou seja, sem conexão com a internet.

“Espero que esse aplicativo seja de grande ajuda, tanto para profissionais como para acadêmicos, promovendo uma prática de Enfermagem mais assertiva, considerando protocolos e diretrizes existentes, além de novos estudos na área”, diz o estudante Cristiano.

Algumas das funções da ferramenta é: fornecer orientações sobre procedimentos clínicos, patologias e medicações; fazer direcionamentos sistemáticos do campo de atuação profissional da Enfermagem.

“O usuário encontra um guia completo que auxilia os profissionais na realização de consultas, com um checklist contendo o passo a passo que deve ser executado durante os atendimentos aos pacientes”, explica Cristiano.

Funcionalidades

O aplicativo Enfermeiro de Bolso é um guia para profissionais da Saúde, com foco nas atividades de Enfermagem. A ferramenta reúne informações sobre procedimentos, patologias, medicamentos e escalas clínicas, com explicações sobre doenças, conduta, materiais utilizados, indicação e dosagem de remédios.

O criador do projeto explica que o profissional é capaz de visualizar melhor os quadros clínicos dos pacientes conhecendo as escalas de avaliação. “É possível avaliar, por exemplo, o risco cardiovascular e o risco de infarto do paciente ou mesmo a possibilidade de a pessoa desenvolver algum problema de saúde mental”, conta o estudante.

O app também oferece instruções essenciais sobre questões voltadas para a Atenção Básica, Saúde da Mulher e do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ferramenta, estão agrupadas as orientações sobre vacinas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos, incluindo esquemas, doses e calendários vacinais atualizados.

“Nessa parte, também estão disponíveis legislações e publicações distribuídas pelo governo brasileiro para os postos de saúde de todo o país, inclusive um guia que auxilia os enfermeiros durante as consultas”, acrescenta Cristiano.

O aplicativo também contém calculadoras clínicas voltadas para os cálculos do índice de massa corporal (IMC), da medicação e gotejamento de soro e da filtração renal.

A ferramenta tem boa receptividade e muitas avaliações positivas. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store, a loja virtual do Google para smartphones e tablets com o sistema operacional Android.

O Enfermeiro de Bolso é resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.